Deixar o açúcar: é possível? Ultimamente, existe uma tendência de levar uma vida sem açúcar, seja por algum tipo de doença, por querer perder peso ou pela escolha de uma vida mais saudável. O açúcar se converteu no inimigo de milhões de pessoas e tem entrado na mesma categoria que as gorduras, nunca devem ser à base da pirâmide nutricional. Mas que sustentação tem esta teoria? É realmente o açúcar tão ruim quanto dizem? Conheça os benefícios de tirar o açúcar da sua dieta e como fazê-lo (não é uma tarefa fácil).

O Que é o Açúcar Refinado:

Não existe um único tipo de açúcar, este é o resultado de vários processos. O açúcar refinado ou branco é o último passo seguido do açúcar demerara e do açúcar mascavo. É o menos recomendado e que em muitas dietas para emagrecer está terminalmente proibido. Em algumas é permitido incorporar um pouco de açúcar mascavo, mas existem aqueles que também preferem evitá-lo e optar por mais opções naturais.

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Benefícios de Abandonar o Açúcar:

Quando falamos que o açúcar é ruim não são meras conspirações ou pensamentos aleatórios, a própria Organização Mundial da Saúde emitiu declarações explicando que todos nós deveríamos reduzir o consumo de açúcar, tanto quanto possível.

Como Deixar o Açúcar: Benefícios de Abandonar Este Carboidrato

Isso ocorre porque haveria uma relação muito forte entre o crescimento de pessoas obesas com o consumo de açúcar adicionado. Isso faz com que você pense quais são realmente os benefícios de deixar de consumir o açúcar. Nós garantimos que você vai se surpreender.

Reduz a gordura. O açúcar é um hidrato de carbono, ou seja, é energia disponível para o seu organismo, mas a consome se é convertido em gordura. Deixar de consumir açúcar também reduzirá a ingestão calórica desnecessário de calorias vazias.

Cuida do seu coração. O excesso de açúcar pode aumentar as possibilidades de sofrer problemas cardíacos, retirá-lo da sua dieta significa que o seu coração pode ficar saudável por mais tempo.

Você terá mais energia. Sim, o açúcar te dá à sensação de que você tem mais energia, mas apenas por um tempo. No entanto, o mesmo consumo excessivo de bebidas açucaradas poderia ser a causa dessa sensação. Deixar o açúcar significará que seu corpo poderá voltar a manter suas reservas de energia.

Manterá o seu fígado saudável. De acordo com estudos a glicose ou açúcar é tão tóxico como o álcool (quando consumido em excesso). Então, imagine o dano que pode causar em seu organismo.

Você descansará melhor. Ao poder controlar sua energia naturalmente o seu corpo conseguirá descansar melhor. Você poderá aproveitar mais seus dias e todo o seu metabolismo se normalizará.

Conservará uma pele jovem. O consumo excessivo de açúcar pode causar problemas de pele, como erupção cutânea, comichão e outros. Também interfere com a produção de colágeno e elastina, por isso poderia acelerar o envelhecimento da pele.

Manterá uma boca saudável. Sabe-se que o açúcar ocasiona as temidas caries. Além disso, gera um ambiente mais favorável para as bactérias.

Você terá menos fome. O açúcar interfere na área do cérebro que é responsável por avisar ao seu corpo que você já está saciado. Deixar de consumir açúcar te ajudará a comer normalmente, sem excessos e, assim, manter seu peso ideal.

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Como Deixar o Açúcar:

Deixar de consumir açúcar não é simples, já que produz uma espécie de vício do qual qualquer um pode ser uma vítima, embora existam algumas pessoas mais propensas a sofrer. Assim como os carboidratos processados, como a farinha branca, o açúcar altera a atividade cerebral, fazendo com que você o deseje muito. Este tipo de dependência gera excesso de peso e também se torna mais intensa à medida que se ganha peso.

Mantenha-se motivado. Deixar o açúcar é uma decisão que você toma a cada minuto, já que é muito fácil obtê-lo, você pode ir a um supermercado ou loja e comprar doces ou açúcar branco e nada te impede. Opte por opções naturais com açúcar, como as frutas para satisfazer essa necessidade.

Deixe os alimentos comprados. Bebidas açucaradas, doces, sobremesas, barras de cereais… Tudo, tudo o que inclua açúcar ou qualquer tipo de adoçante você deve deixar de lado na sua dieta. Existem aqueles que se permitem uma guloseima por semana e o mais saudável possível (com açúcar mascavo, por exemplo).

Evite comer fora. Comer fora é toda uma tentação e mais ainda no caso em que você queira deixar as farinhas refinadas. Tampouco é recomendado comprar alimentos açucarados e mantê-los em casa. Tudo isso é uma tentação e é muito fácil de cair.

Consuma proteínas e vegetais. Manter uma alimentação equilibrada te ajudará a permanecer saudável e organizar sua vida. Muitas vezes, quando você se sente cansado ou debilitado é pelo excesso ou carência de alguma vitamina ou mineral. Deixar o açúcar e se alimentar saudavelmente vai te ajudar não apenas a perder peso, mas também a manter o bom humor.

Jogue para não comer açúcar. A melhor forma de deixar o açúcar é se propuser desafios certos dias sem consumir açúcar, uma semana, duas semanas. Mas cuidado, isso não significa que no dia em que termina o desafio você pode comer tudo o que tem pela frente. Você deve ser moderado, pode se dar uma permissão e começar com outro desafio.

Não é nada fácil deixar o açúcar e muito menos quando forma uma grande parte da sua dieta. Mas com estes truques e muita responsabilidade aos poucos você pode deixá-lo e começar uma dieta mais rica, variada e saudável.

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Dietas Livres de Açúcar Que Você Pode Experimentar:

Se você tem vontade de fazer uma mudança radical em sua vida e começar algo diferente e que te permita voltar a ser uma pessoa saudável, pode escolher entre muitas dietas, estas são apenas 3 opções.

Dieta crua. Muitas pessoas optam por levar uma dieta crua, desta forma aproveitam ao máximo o potencial dos alimentos que perdem suas propriedades ao serem cozinhados. Ao ser uma dieta rica em frutas você poderá obter naturalmente o açúcar que precisa.

Dieta de Pitágoras. Esta dieta de desintoxicação te ajudará não apenas a eliminar o açúcar do seu organismo, mas também a depurá-lo e te ajudará a comer de uma forma simples, saudável e deliciosa.

Dieta Paleo. Esta dieta não é para qualquer um e requer muita atividade física, mas se você quer fazer uma mudança radical em sua vida e sem açúcares é para você.

Para mais informações sobre a Dieta Paleo, não deixe de ler também “O Que se Pode Comer e o Que Não na Dieta Paleo“.