O ferro é o velho remédio para "anemia", já que é essencial para que a hemoglobina transportada no sangue leve oxigênio para todas as células do corpo.

Muitos dos primeiros tônicos para a saúde deste século podem ter funcionado porque continham ferro, e o mineral também pode explicar a eficácia ocasional de outros dois tratamentos antiquados: as sangrias e a aplicação de sanguessugas.

O ferro é uma espada de dois gumes na alimentação, e uma das extremidades é tóxica e oxidada. No aspecto nutricional, é considerado um dos minerais essenciais mais importantes para o organismo, já que intervém no transporte de oxigênio, a respiração celular, a síntese de ácidos nucleicos e o metabolismo de neurotransmissores e catecolamina.

No entanto, quando se tem muito ferro no organismo, é possível observar o aspecto negativo deste mineral, já que se pensa que é um possível contribuinte para o endurecimento das artérias, doenças cardíacas e câncer. Portanto, devemos empunhar a espada com precisão.

Agora nos perguntamos: O que acontece com o nosso organismo quando existe uma deficiência de ferro? Como podemos superar isso?

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Deficiência de Ferro e Seus Sinais e Sintomas:

A deficiência de ferro está muito difundida no mundo, e afeta tanto os países pobres como ricos. A causa principal é que este elemento tem uma absorção difícil no intestino (com exceção de um tipo de ferro presente na carnes e peixes que se conhece como ferro de heme).

Por suas características, existem alguns setores da população que estão mais propensos a sofrer um déficit deste mineral. Este é o caso das crianças, pelas elevadas necessidades lugadas ao crescimento que podem sofrer de anemia por deficiência de ferro, e da mulher em sua idade fértil, desde a menarca (primeira menstruação) até a menopausa, pelas perdas menstruais (por exemplo, durante um período menstrual normal, uma mulher pode perder até 30 mg de ferro) e a gravidez. O câncer de estômago também está associado com reservas baixas de ferro.

É importante notar, também, que tomar aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não elaborados com esteroides podem causar ou agravar uma perda de ferro ao fomentar uma hemorragia interna que, muitas vezes, não é diagnosticada. Até 52% das pessoas com artrite reumatoide, descobriu um estudo, têm reservas de ferro baixas.

O ferro é obtido principalmente a partir dos diversos alimentos e eliminado diariamente através da urina, fezes, descamação da pele, etc.

Cada dia se perde uma certa quantidade desse mineral (cerca de 1 mg), que deve ser reposto mediante a alimentação habitual.

Se a dieta não fornece quantidade suficiente, pode se produzir uma anemia por deficiência de ferro, com fadiga, dor de cabeça, insônia, palidez da pele e das mucosas. Atualmente, sabe-se que a anemia é uma fase tardia da deficiência de ferro.

Antes do seu aparecimento, podem se produzir diferentes alterações, como transtornos do funcionamento cerebral, o que é especialmente no notório no caso das crianças. O corpo humano de um adulto possui de 3 a 5 g de ferro. A maior parte (65%) se encontra na hemoglobina, principal componente dos glóbulos vermelhos; 10% é a mioglobina, e o resto no fígado, baço, rins, medula óssea e outros órgãos.

O marcador mais precoce que anuncia uma deficiência de ferro é a ferritina sérica. Valores inferiores a 12 mcg/1 são considerados indicadores de que as reservas de ferro estão esgotadas. O ferro heme representa entre 40% e 50% do ferro contido nas carnes e peixes, e apenas se encontra nesses alimentos; é absorvido entre 20% e 25%. O resto é o ferro não heme, que representa 80% a 95% do fornecimento total de ferro, de acordo com os modelos alimentares, e cuja percentagem de absorção costuma ser inferior a 5%; existem fatores que ativam ou inibem a sua absorção.

O ferro é o único nutriente cujas recomendações são superiores na mulher adulta (18 mg/d) do que nos homens. Além disso, este número duplica durante a gravidez. Embora a maior parte do ferro corporal se encontre na hemoglobina (aproximadamente 70%), menos de 1% se encontra ligado a diferentes sistemas de enzimáticos que resultam essenciais.

Sabe-se da presença de alguns deles no cérebro, envolvidos na obtenção de energia e na síntese de neurotransmissores. Assim, embora muito permanece desconhecido sobre as funções neuroquímicas de ferro, é óbvio que os baixos níveis desse nutriente influenciam negativamente sobre a função cerebral.

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Alimentos Para Absorver Melhor o Ferro:

Enquanto a vitamina C, o cobre ou uma combinação dos dois tipos de ferro a favorece, uma dieta sem carne rica em carboidratos ou rica em fibras contribui para uma deficiência de ferro.

Beber chá (devido ao tanino) ou café com os alimentos também reduz sua absorção, assim como comer alimentos com alto teor de cálcio e ricos em ferro durante a mesma refeição. As mulheres absorvem cerca de 30% - 50% mais ferro de uma refeição, se o teor de cálcio é baixo.

Existem alimentos de origem vegetal com um marcado protagonismo na cobertura das necessidades de ferro. A partir dos 6 meses de idade, o ferro total que se recomenda ingerir diariamente é o mesmo que o de um homem adulto, ou seja, 10 mg/dia.