Como uma introdução a este tema, devemos dizer que não há suporte científico para endossar o conceito de dieta depurativa ou dieta de limpeza, desintoxicante, etc. Sistemas de desintoxicação do corpo humano estão bem estabelecidos e têm uma grande capacidade para a ação, além de serem responsáveis por retirar as moléculas que podem causar danos ao nosso corpo.

Estes mecanismos estão localizados principalmente no fígado, onde existem sistemas muito sofisticados que são capazes de inativar, transformar e modificar as moléculas que podem ser perigosas para o organismo como moléculas tóxicas, carcinogênicas, etc.

Posteriormente estas moléculas potencialmente prejudiciais são eliminadas pelos rins (na urina) ou através do trato digestivo, através da bílis (fezes). Esses mecanismos, juntamente com outros, menos importantes, são os responsáveis pela desintoxicação, independentemente da nossa dieta, ou seja, dos alimentos que comemos.

Portanto, neste momento, devemos dizer que as dietas de limpeza são exatamente o que os ingleses chamam de dietas da moda, ou seja, dietas milagrosas, como tantas outras que prometem perder peso.

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Dieta Depurativa Pode Ser Prejudicial?

Devo Fazer a Dieta da Limpeza em Algum Momento?

Nunca, a dieta deve ser sempre equilibrada de acordo com a orientação nutricional e dietética contida, por exemplo, nas pirâmides alimentares.

Se, por um período de tempo, por exemplo, férias de verão ou de Natal, você segue uma dieta desequilibrada, com excesso de calorias por alta ingestão de alimentos ricos em gordura e carboidratos simples (açúcares), tudo que você tem a fazer é voltar para uma dieta equilibrada e se você ganhou peso, reduzir a ingestão de alimentos sem alterar os hábitos e também exercícios físicos em uma base regular (diariamente ou pelo menos três dias por semana), com um mínimo de 30 minutos a 1 hora. Dessa forma, se você estiver acima do peso irá recuperá-lo rapidamente além de estar bem alimentado e nutrido, sem desequilíbrios.

Portanto, nenhum dos elementos divulgados nessas dietas milagrosas deve ser utilizado como um instrumento para a perda de peso. Tipo de dietas: dieta da alcachofra, dieta do aspargo, etc., são muito perigosas, pois são calóricas e nutricionalmente desequilibradas. O acompanhamento por períodos prolongados pode levar à ingestão marginal de certos nutrientes (especialmente vitaminas e minerais) e, portanto, o risco de deficiências nutricionais. Além disso, estas dietas frequentemente vêm acompanhadas por tomar laxantes e diuréticos, produtos que podem agravar o perigo destas dietas de limpeza.

O período pós-férias é tão bom quanto qualquer outro para começar a comer direito. Quando estamos começando a sofrer os estragos do tempo no início do outono e voltamos ao horário normal, podemos repensar nossos hábitos e reorganizar nossa dieta, que se desviaram da alimentação saudável.

O melhor espelho para olhar é a dieta mediterrânea tradicional. Ou seja, uma dieta em que predominam legumes e frutas, legumes e grãos integrais, azeite de oliva extra-virgem, peixe (azul e branco, alternando), carnes brancas (frango, coelho) e laticínios fermentados (iogurte, queijo fresco) e é pobre em carne vermelha, salsicha, leite, doces e produtos de panificação, alimentos ricos em sal e gordura saturada (snacks em sacos). Esta é uma dieta equilibrada e saudável.