Geralmente a ansiedade anda de mãos dadas com a tristeza e a depressão. Uma das formas dessa ansiedade se manifestar é através da comida. Você está deprimido, ansioso, come, ganha peso e fica mais deprimido.

Como Fazer uma Dieta para a Ansiedade e a Depressão

É necessário cortar este círculo vicioso, para que você comece a ter uma relação diferente com a comida e que possa emagrecer. Para isso, considere as seguintes recomendações:

  • Consuma alimentos antidepressivos. A partir da alimentação você pode fazer uma dieta especial para esses sintomas de depressão e ansiedade, que inclua alimentos considerados antidepressivos.
  • Recorra aos ansiolíticos naturais. Por outro lado, algumas plantas medicinais funcionam como verdadeiros ansiolíticos naturais, se você as consumir regularmente, como infusão.
  • Faça exercícios. Por último, esta dieta para depressão e ansiedade acompanhada de atividade física pode te ajudar a reverter esta situação. Tenha em mente que os exercícios ajudam a secretar endorfinas, os chamados hormônios da felicidade que te farão se sentir extremamente bem.

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Alimentos Antidepressivos

Dentro da dieta para depressão e ansiedade, devem existir diferentes tipos de alimentos que te ajudarão a combater esses sintomas. Entre eles se destacam os seguintes:

Dieta para Sintomas de Depressão e Ansiedade

Ricos em Serotonina: Em primeiro lugar, inclua alimentos ricos em serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que influencia de maneira direta sobre os seus estados depressivos. Daí que uma alta quantidade de serotonina plasmática, te brindará com uma sensação de prazer que combaterá a sua depressão e ansiedade.

Ricos em Triptofano: Por outro lado, você também pode recorrer aos alimentos ricos em triptofano, já que este aminoácido é precursor da serotonina. Portanto, influenciará indiretamente sobre o seu estado de ânimo.

Ricos em Antioxidantes: Além disso, convém incluir alimentos ricos em antioxidantes. Dentro deste grupo se encontram as frutas e verduras, em especial cruas. Esses alimentos evitam a presença de radicais livres e melhoram o funcionamento celular.

Ricos em Ômega-3 e Ômega-6: Também inclui alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6, uma vez que esses ácidos graxos melhoram as conexões nervosas e de tal modo, te manterão longe de problemas de ansiedade e depressão.

Ricos em Lecitina: Por último, não se esqueça de incorporar em sua dieta alimentos que contenham lecitina, dado que este fosfolípido é uma substância essencial para o bom funcionamento cerebral. Isso melhorará tanto o seu desempenho mental como cognitivo. Dentro dos alimentos que contêm lecitina, você pode escolher a soja, as sementes de linho ou ervas como dente de leão.

Todos esses alimentos antidepressivos e ansiolíticos podem te ajudar a melhorar os estados depressivos e de ansiedade, mas lembre-se de que às vezes é necessário recorrer a um especialista para que determine a verdadeira causa desses sintomas e para tratá-los adequadamente.

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Ansiolíticos Naturais

Além de incluir em sua dieta, determinados alimentos, você pode consumir em forma de infusão, alguns ansiolíticos naturais que têm demonstrado ser muito eficazes tanto para combater a ansiedade como a depressão, já que muitas vezes esses sintomas vão de mãos dadas.

  • Infusões de valeriana: A valeriana é uma das infusões que você pode recorrer para combater a ansiedade por comer e de tal modo, conseguir emagrecer. Para preparar esta infusão, use 20 gramas de raiz valeriana por cada litro de água.
  • Tília em infusão: Outra das plantas medicinais com propriedades ansiolíticas é tília. As infusões preparadas com suas folhas secas farão maravilhas para controlar a sua ansiedade. Coloque em infusão uma colher de sopa de tília em meio litro de água durante alguns minutos e tome 2 a 3 xícaras por dia.
  • Chá de passiflora: Por último, você pode beber um chá de passiflora, outra das ervas medicinais com benefícios para eliminar a ansiedade. Prepare-o fervendo durante 15 minutos um maço dessa erva em uma xícara de água. É muito eficaz!

O que você faz para combater a ansiedade e a depressão?