Fitoesteróis: Não Tão Saudáveis Como Você Pensava

Certamente você já ouviu falar dos fitosteróis, no entanto é precioso ter cuidado com eles, porque não são tão benéficos para a saúde como se poderia pensar. Vamos ver por que.

Existem muitos nutrientes naturais que estão à nossa disposição e que, entre suas muitas propriedades, se encontram ser benéficos para o nosso coração.

Entre os mais conhecidos se encontram os fitosteróis, que são os esteróis naturais cuja origem é vegetal e que se encontram presentes em quantidades muito pequenas em certos alimentos, como a soja ou o óleo de girassol. Embora sejam reconhecidos por seus efeitos de redução do colesterol, surgem algumas dúvidas sobre o seu benefício geral para a nossa saúde.

Fitoesteróis: Não Tão Saudáveis Como Você Pensava

Estes fitosteróis mediam o processo de absorção de colesterol no nosso intestino, o que se traduz em uma diminuição nas concentrações de colesterol no sangue.

O que são os fitosteróis:

Os fitosteróis ou esteróis vegetais são uma família de moléculas intimamente relacionadas com o colesterol. Encontram-se nas membranas celulares das plantas, onde desempenham um papel, como o colesterol nos seres humanos. Os fitosteróis mais comuns na dieta humana são campesterol, estigmasterol e sitosterol. Também, existem moléculas chamadas de etanóis de plantas, que são semelhantes.

Embora o corpo humano possa funcionar com ambos os tipos de esteróis no sistema, o corpo sem dúvida prefere o colesterol. Os seres humanos contam com duas enzimas destinadas a regular quais esteróis podem entrar no corpo a partir do intestino. Apenas pequenas quantidades de fitosteróis podem superar esta barreira de entrega, enquanto que cerca de 55% do colesterol passa sempre através do intestino.

Os óleos vegetais e as margarinas são ricos em fitosteróis:

Muitos alimentos vegetais saudáveis contêm quantidades consideráveis de fitosteróis. Ao longo da história, têm sido parte da dieta humana como um componente dos frutos secos, sementes, frutas, verduras e legumes.

Os óleos vegetais são realmente muito ricos em fitosteróis. Devido ao fato de que estes óleos são adicionados a todos os tipos de alimentos processados, a ingestão total de fitosteróis é provavelmente maior do que nunca. Por outro lado, os grãos de cereais também contêm pequenas quantidades de fitosteróis, e podem ser uma fonte importante para as pessoas que consomem uma grande quantidade de cereais.

Deve-se destacar também que os fitosteróis são adicionados a alguns alimentos processados, especialmente as margarinas que são rotuladas "para baixar o colesterol" e que é uma necessidade para ajudar a prevenir as doenças cardíacas.

Os fitosteróis podem reduzir o colesterol total:

É um fato bem documentado que os fitosteróis podem reduzir os níveis de colesterol. São especialmente eficazes para as pessoas que têm colesterol alto, independentemente de se estão tomando medicamentos de estatinas para reduzir o colesterol ou não. No entanto, é importante perceber que tem efeitos positivos sobre um fator de risco para a doença, mas não pode garantir a prevenção da doença real.

Paradoxalmente, os fitosteróis podem aumentar o risco de ataques cardíacos, apesar de reduzir o colesterol. De fato, alguns estudos sugerem que poderia inclusive aumentar o risco de sofrer doença cardíaca. Estas investigações revelaram a associação entre o consumo elevado de fitosteróis e o aumento do risco de doença cardiovascular. A explicação pode ser que os fitosteróis aumentariam o acúmulo de placas nas artérias, causando derrames, ataques cardíacos e encurtar a vida.

Estes estudos recentes contradizem a doutrina de algumas agências que ainda recomendam tomar os fitosteróis para melhorar a saúde do coração. Mas cada vez são mais as instituições que alertam sobre os riscos que têm o consumo habitual desses fitosteróis.

Se você está preocupado com o colesterol, existem maneiras saudáveis para reduzi-lo, tal e como comentamos neste artigo: Como reduzir o colesterol "ruim".

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