O iogurte se converte em um dos nossos melhores aliados para a saúde, inclusive para as pessoas com intolerância à lactose, dado que é um dos leites que contém um menor teor de lactase em sua composição.

Surgiu antes do advento da agricultura, quando as comunidades humanas ainda eram nômades, o iogurte possui uma série de proteínas muito úteis para as nossas funções diárias e é mais bem digerido do que o leite.

Benefícios do Iogurte Para a Saúde:

O iogurte é um leite, seja integral ou desnatado, que foi fermentado pela ação de bactérias lácticas específicas que geram uma transformação parcial da lactose em ácido láctico, acompanhada por um aumento da consistência por coagulação das proteínas. Dependendo dos componentes adicionados e do tipo de leite, ao qual se faz referência, o iogurte apresenta uma composição nutricional determinada. Por exemplo, convém lembrar que alguns iogurtes contêm açúcar, cereais, ou frutas que podem aumentar seu valor calórico.

Além dessas proteínas tão essenciais para o nosso organismo que contém este leite, o iogurte também se destaca como uma fonte de vitaminas do grupo B e A, além de minerais como o cálcio, magnésio, fósforo e zinco. Possivelmente, um dos valores mais importantes o iogurte diante de outros produtos lácteos é o seu valor probiótico devido às bactérias que contêm, cujos benefícios têm sido amplamente demonstrados por numerosos estudos. Entre outras coisas, previne e trata a diarreia em crianças, aumenta o número de bactérias benéficas no intestino que ajudam a eliminar substâncias tóxicas ou, inclusive, serão de utilidade para aumentar a produção natural de determinadas tipos de células do sistema imunológico.

Iogurte: Um Leite Benéfico Para Sua Saúde

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No caso específico de pessoas com intolerância à lactose, é preciso ter muito presente que o iogurte é um dos leites com menor quantidade deste dissacarídeo (apenas cerca de 4 gramas), formado por uma molécula de glicose e outra de galactose. Por esta razão, pode ser mais bem tolerado do que o leite ou, inclusive, que alguns queijos. Da mesma forma, se apresenta como um alimento de fácil digestão, que pode ser útil para este sector da população. Os fermentos de iogurte chegam vivos ao intestino, onde ajudam a digerir a lactose.

É preciso lembrar que nem todos os leites são igualmente difíceis de digerir, uma vez que depende da percentagem de lactose que contém, do grau de deficiência da enzima lactase e o tipo de alimentos que contém a lactose.

Os iogurtes são ideais como sobremesa, acompanhados de uma fruta inteira ou batida, tudo isso para não mencionar toda sua versatilidade na cozinha, pois ele pode ser usado para fazer molhos que acompanham certas verduras, saladas e carnes.

E você? Você costuma incluir o iogurte em sua dieta diária?