Lista De Alimentos Ricos Em Ferro

Os alimentos ricos em ferro são essenciais para evitar a queda de cabelo, manter o sangue saudável, e para construir músculos saudáveis. A dose diária recomendada é de 18 mg para mulheres adultas e 8 mg para os homens.

Os alimentos ricos em ferro mais destacados são os seguintes:

Amêijoas. Possuem o primeiro lugar em fornecer a maior quantidade de ferro. 85 gramas destes moluscos fornecem quase 24 mg de ferro e 126 calorias.

Cereais. A quantidade de ferro que pode ser obtida dos cereais frios é de 1,8 - 21,1 mg de ferro, mas é geralmente menor do que nos cereais quentes, que é de 4,9 - 8,1 mg, mas também podem ser considerados alimentos ricos em ferro.

Lista de Alimentos Ricos em Ferro

Ostras. 85 gramas de ostras contêm 10,2 mg de ferro e 116 calorias; também é uma importante fonte de vitamina B12.

Vísceras. As vísceras, como fígado oferece entre 5,2 e 9,9 mg de ferro e 134 calorias por cada 3 gramas.

Soja. Meia xícara de soja cozida contém 4,4 mg de ferro e 149 calorias.

Sementes de abóbora. Aproximadamente 28 gramas de abóbora assada com sementes de abóbora contêm 4,2 mg de ferro e 148 calorias.

Feijão branco. Meia xícara de feijão branco contêm 3,9 mg de ferro e 153 calorias, e é uma importante fonte de potássio.

Melaço. Uma colher de sopa de melaço fornece 3,5 mg de ferro, 172 mg de cálcio e 47 calorias.

Lentilhas. Meia xícara de lentilhas fornece 3,3 mg de ferro e 115 calorias.

Espinafre. Meia xícara de espinafre cozido possui 3,2 mg de ferro e 21 calorias.

Outros alimentos ricos em ferro são os seguintes:

O ferro pode ser encontrado no fígado de animais, carnes vermelhas, patês, frutos do mar, verduras de folhas verdes, legumes, batatas assadas, cereais integrais, frutos descascados, frutos secos, chocolate, azeitonas e amendoim.

A deficiência de ferro pode levar a anemia e o sintoma comum é a fadiga, além de uma menor produção de hemoglobina por parte das células vermelhas do sangue, e falta de ar, tonturas, dor de cabeça, pele pálida, sensação de frio nas mãos e pés, e dor torácica.

A deficiência de ferro provoca o aparecimento de pele pálida. À medida que os níveis de ferro se esgotam, o corpo não pode fabricar a hemoglobina química, um composto vermelho, que é uma parte essencial das células vermelhas do sangue. Quando isso acontece, se desenvolve uma condição chamada anemia por deficiência de ferro. À medida que a anemia piora, a pele começa a perder a sua cor normal e se torna clara.

Para outras informações sobre o ferro, recomendamos a leitura do artigo "Os Suplementos de Ferro Ajudam as Mulheres em Seu Desempenho Físico".

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