A distensão abdominal é um problema muito desagradável, mas felizmente, pode ser evitada e melhorar fazendo simples modificações na dieta diária. Basta ter em mente quais alimentos eliminar, quando e como ingeri-los.

Neste artigo te contamos quais são os melhores alimentos que previnem e combatem a inflamação, e quais são os piores para este problema intestinal.

Alimentos Que Combatem a Distensão Abdominal

Água: A hidratação é fundamental para quando você se sente inchado. A água é a melhor opção, por isso esqueça os refrigerantes, tampouco use sorvetes, porque você pode engolir ar e adicione um toque de limão na água para ajudar na eliminação dos gases.

Melhores e Piores Alimentos Para a Distensão Abdominal

Iogurte: O iogurte natural, com culturas ativas, é um dos melhores alimentos que você pode comer para melhorar a digestão. As bactérias vão se estabelecer em seu intestino e ajudar a combater o inchaço e a constipação.

Aveia: A fibra de grãos integrais como a aveia é outra ótima ferramenta para lutar contra a distensão abdominal, já que ajuda com a digestão. Coma farinha de aveia no café da manhã, você pode misturá-la com iogurte natural para melhorar o efeito.

Mamão: A papaína, enzima que se encontra na papaia, tem um efeito muito benéfico sobre a digestão. À medida que a enzima é produzida pelo pâncreas, a papaína melhora a constipação e os gases, por isso esta fruta deve ser parte da sua dieta diária, se você sofre de distensão abdominal com frequência.

Leia também: "Mamão: Benefícios Do Mamão".

Aipo: Enquanto o aipo é normalmente consumido cru, ao cozinhá-lo ajuda a combater a inflamação dos intestinos. O ideal é cozinhar no vapor e adicionar um pouco de salsa, que também ajuda com este problema.

Melancia: Esta é uma fruta rica em potássio e é um diurético natural. Também restaura o equilíbrio entre o sódio e o potássio no corpo, algo necessário quando se trata de eliminar os gases.

Os Piores Alimentos Para a Distensão Abdominal

As bebidas gaseificadas e ácidas inflamam, especialmente se contêm adoçantes artificiais.

Os chicletes também aumentam o problema porque ao mastigá-los se corre o risco de engolir ar.

Alimentos salgados, doces e alimentos gordurosos. Um alto teor de açúcar, sal e gordura é a pior receita para a distensão abdominal. O excesso de sódio também aumenta a retenção de líquidos, por isso a comida fast food deve ser eliminada completamente, se você deseja reduzir a inflamação.

As verduras crucíferas: Estas verduras quando consumidas cruas geram muitos gases. Se você gosta de brócolis, repolho e couve-flor, o melhor é cozinhá-las no vapor e não consumir em grande quantidade.

Estes alimentos são mais flatulentos que o feijão, lentilha e grão de bico.

Laticínios: A intolerância à lactose leve não é diagnosticada, mas gera a distensão abdominal e faz você se sentir com gases. Então você tem que ter cuidado quando consumir, especialmente leite frio, iogurte, sorvete, etc.

Carboidratos: As grandes porções de carboidratos (massas, arroz, cereais) são extremamente flatulentas. O melhor é diminuir o tamanho das porções e adicionar um pouco de proteína para diminuir os efeitos negativos que podem ter sobre o trato digestivo.

Frutas: Se você perceber que comendo muita fruta se sente inchado, a culpa por este problema poderia ser uma intolerância leve à frutose.

Maçãs, bananas e peras são algumas das frutas com maior potencial de inchaço, enquanto que os damascos e o melão possuem um menor teor de frutose e podem ser mais fáceis de digerir.