O Que São Gorduras Saturadas?

O consumo de gordura é necessário para manter um equilíbrio saudável do organismo. Mas é necessário levar em conta que nem todas as gorduras são iguais, como, por exemplo, as gorduras saturadas. Estas são gorduras especializadas para promover a formação de tecido adiposo.

As gorduras são essenciais para a transmissão de impulsos nervosos, para proteger os órgãos, como coração, rim, cérebro, etc. Por outro lado, produzem energia.

Existem diferentes tipos de gorduras, dentre os quais se encontram as gorduras saturadas, que podem influenciar negativamente sobre o peso e sobre determinadas complicações próprias da obesidade, como, por exemplo, a hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, e doenças cardiovasculares.

O Que São Gorduras Saturadas?

Quais São as Gorduras Saturadas?

As gorduras saturadas são as gorduras de cadeia longa que se encontram principalmente nos alimentos de origem animal, embora existam alimentos de origem vegetal, que também contêm estes óleos, como, por exemplo, o coco ou a palmeira.

Enquanto estas são necessárias para o organismo, seu consumo excessivo aumenta o colesterol, triglicérides e tecido adiposo, especialmente em torno do abdômen (este é um sinal que deve ser levado em conta para prevenir doenças cardiovasculares).

Infelizmente são os alimentos processados ​​os que mais gorduras saturadas possuem, assim como também as gorduras trans. As gorduras outorgam um sabor especial aos alimentos, o que provoca uma espécie de vício, já que você não pode parar de comer até que terminar a última mordida.

Leia também: "As Gorduras que Podem e que Não Podem ser Ingeridas".

Este é um dos grandes problemas com os quais se encontra as pessoas obesas. Por isso, é muito importante conhecer quais alimentos a integram e quais efeitos provocam sobre a saúde, para poder mudar certos hábitos e substituir as gorduras saturadas por gorduras insaturadas que, ao contrário das primeiras reduzem o colesterol, melhoram a circulação e previnem problemas cardiovasculares.

Seu fornecimento calórico é o mesmo, mas sua estrutura química é diferente, o que permite que atue de outra forma ajudando em vez de prejudicar.

As diferentes variantes de gorduras são necessárias para o corpo, mas você deve saber como comê-las e em que quantidades para evitar complicações.

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