O Que Você Deve Saber Sobre Os Alimentos Altamente Funcionais

"Alimento funcional" é o novo nome pelo qual são conhecidos os alimentos capazes de exercer um efeito positivo sobre a saúde que vai além da nutrição básica.

Quais são os alimentos funcionais?

Os alimentos funcionais incluem verduras e frutas, alimentos com ingredientes adicionados para alguma função fisiológica específica (como o iogurte com cultivos adicionados para ajudar na digestão), cereais integrais com fibra alimentar e peixes ricos em ácidos graxos ômega 3.

Quais são os alimentos fito químicos?

Os fito químicos incluem uma ampla gama de componentes naturais presentes em vegetais, e à medida que aumentam as evidências, sua função pode ser essencial para que o corpo possa se proteger contra as doenças e se curar. Os alimentos entram na categoria de funcionais graças à presença destes fito químicos com nomes difíceis de pronunciar, como betacaroteno, isotiocianatos, glucosinolatos, ligninas e luteínas.

O Que Você Deve Saber Sobre os Alimentos Altamente Funcionais

Benefícios dos alimentos fito químicos para a saúde:

Embora as pesquisas ainda sejam preliminares, parece que os fito químicos ajudam a prevenir doenças crônicas, como doenças do coração e dos vasos sanguíneos, câncer e diabetes. A seguir mencionamos alguns dos resultados descobertos:

Câncer de boca e estômago: em um relatório intitulado "Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Prevenção do Câncer", do Fundo Mundial para Pesquisa sobre o Câncer e do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer sugere que as verduras e as frutas sem fécula (amido) podem proteger contra o câncer de boca, laringe, esôfago e estômago.

Câncer de próstata: existem evidências de que a ingestão de verduras crucíferas, entre elas repolho, couve de Bruxelas, brócolis e couve-flor, possa reduzir o risco de sofrer câncer de próstata. Os pesquisadores revisaram 13 estudos separados e descobriram uma ligação entre o consumo de verduras crucíferas e o menor risco de câncer de próstata. Além disso, a ingestão de verduras crucíferas também está associada a um menor risco de câncer de mama, estômago e pulmão.

Saúde cardíaca: a maior ingestão de alimentos com alto teor de fito químicos está associada com menor risco de obesidade abdominal. Além disso, os fito químicos também estão relacionados com perfis de lipídios sanguíneos mais saudáveis, níveis mais elevados de colesterol HDL ("bom") e pressão arterial mais baixa.

Como consumir alimentos funcionais

Planejar as refeições em torno de certos fito químicos específicos pode ser bastante complicado, porque os alimentos contêm dezenas de milhares deles. Portanto, o melhor é incluir grandes quantidades de frutas e verduras na alimentação diária; e, de fato, o Departamento de Agricultura recomenda que 50% da ingestão calórica provenham de frutas e verduras. Incorporar verduras e frutas de várias cores na alimentação aumenta a probabilidade de ingerir a maior quantidade possível de fito químicos.

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