Acabou as festas de fim de ano e as férias, isso significa que, salvo poucas exceções, tivemos dias de excessos alimentares e de pouca atividade física.

Tampouco vamos dizer que nas férias perdemos tudo o que ganhamos durante todo o ano, mas nos descuidamos, por isso vamos ver oito hábitos para retomar um estilo de vida saudável após as férias.

Principais hábitos para retomar um estilo de vida saudável

1. Beba mais água: além de não ter calorias, é o melhor sistema de hidratação para o nosso organismo. Limite tanto quanto possível os refrigerantes açucarados e as bebidas com álcool.

2. Coma mais frutas, verduras e hortaliças: as grandes esquecidas do verão. Especialmente quando saímos para comer fora, geralmente os pratos que pedimos são muito pobres nesses alimentos. Quando fazemos a lista de compras na volta das férias, esses alimentos não devem faltar.

3. Recuperar os horários de sono: nos períodos de férias os horários de descanso brilham por sua ausência. Ou mesmo nos deitamos para dormir às 3 da manhã, tirando um cochilo durante duas horas. Recuperar uma rotina de sono nos ajudará a aperfeiçoar o descanso.

4. Voltar a praticar esportes: podemos começar com sessões curtas de 20-30 minutos, 3-4 vezes por semana. Correr, andar de bicicleta, natação, halterofilismo, tênis… Vale tudo para começar a se movimentar.

Oito Hábitos Para Retomar um Estilo de Vida Saudável Após as Férias

5. Comer menos, mas melhor: como dissemos acima, melhorar a nossa dieta comendo mais frutas, verduras e hortaliças, mas também limitar as quantidades que tendemos a exceder nas férias. Como premissa, não chegar ao ponto de: “Não me cabe mais, estou cheio”.

6. Consumir mais fibra em sua dieta: não é por acaso que muitas pessoas têm problemas com os hábitos intestinais quando saem de férias. Negligenciamos muito o consumo de fibras. Escolha alimentos integrais e que não falte diariamente cinco porções de frutas e verduras.

7. Reduzir o consumo de “guloseimas”: referimos-nos a esses alimentos com alta densidade energética que têm sido comuns no verão, como sorvete ou doces. Devem ser pontuais em nossa dieta (uma vez por semana).

8. Andar a pé e subir escadas: além de fazer esporte de forma específica, existem pequenas coisas que podemos fazer diariamente e que aumentariam a nossa atividade. Evite pegar o carro para distâncias curtas e vá caminhando, ao longo da semana adicionará vários quilômetros: tudo conta, embora seja andando. Também podemos esquecer o elevador por um tempo. Subir escadas é um exercício muito completo, especialmente para as pernas e o coração. O que parece algo insignificante como subir três andares é uma atividade comparável a fazer três séries de exercícios de perna na academia.