Os Melhores Chás Para Dormir

Dormir ou descansar com um sono profundo é algo necessário para o nosso corpo, e para manter a atividade do dia a dia. Às vezes os problemas, o estresse e outras questões fazem com que não descansemos como é necessário de modo que sempre é recomendável tomar uma boa infusão e dela falamos a seguir. Em Saúde Dicas, as melhores infusões para dormir.

Se você está buscando algum tipo de erva ou planta que te permita descansar, tomando sua infusão, é preciso saber que podemos recomendar desde Valeriana, que com certeza você já tomou em mais de uma ocasião, até p lúpulo que pode ser menos conhecido, mas nem por isso, menos eficaz.

As infusões que nos ajudam a dormir são diversas e recomendadas, mas além de ter a propriedade de nos relaxar e de ser algo natural, também contam com outras propriedades que podem ser mais ou menos eficazes dependendo de cada caso.

Os Melhores Chás para Dormir

As Melhores Infusões para Dormir:

Valeriana. A valeriana é uma das melhores infusões para dormir. Na verdade é talvez a mais popular de todas, já que se diz que pode chegar a ser um substituto para as pílulas para dormir. Se tomada de maneira regular, depois de cerca de quatro semanas começam a ser notados seus principais efeitos, já que além de nos permitir dormir melhor e não ter insônia nos permite aliviar o estresse e os nervos.

A valeriana ajuda a relaxar os músculos, inclusive o coração, graças ao efeito sedativo e antiespasmódico que produz, mas também devemos acrescentar que algumas pessoas que tomam valeriana observam efeitos colaterais como dor de cabeça, excitabilidade, inquietação ou sensação de que seu corpo está mais lento no período da manhã.

Infusão de Valeriana: Se você deseja fazer uma infusão para dormir com valeriana, precisa colher uma boa quantidade da planta e colocá-la para ferver por 15 minutos, seguindo o procedimento clássico que se usa para todas as infusões.

Em seguida, deixe repousar, coberta por cerca de cinco minutos e coe. Espere esfriar e beba, com ou sem açúcar, como preferir, antes de dormir. Algumas pessoas misturam a valeriana com o lúpulo.

Leia também: "Valeriana: Contra a Ansiedade e os Nervos Use Valeriana".

Melissa. Como a valeriana a de melissa é uma infusão que costuma ser tomada para descansar e para aliviar a insônia, mas também é recomendada em casos de ansiedade específica, assim como hiperatividade e irritabilidade, que podem afetar o sono de uma pessoa.

É bastante eficaz e recomendado, mas também apresenta certa toxicidade, que pode ser um risco para as crianças ou para as mulheres grávidas que é melhor que não a tomem.

Infusão de Melissa: Se você tomar a melissa será a forma mais eficaz de poder receber seus benefícios. A dose ideal é usar 5 gramas de planta seca por xícara de água. Despeje água quente sobre a erva, depositada anteriormente em uma chaleira ou panela e deixe descansar por 8-10 minutos. Uma vez passado esse tempo, sirva, e tome quando estiver morna antes de ir dormir.

Tília. A tília é também muito conhecida pelos seus efeitos para dormir, embora não tanto por ser um sedativo natural e sim um relaxante. Tomar uma infusão de tília quando está nervoso ou tem um ataque de ansiedade também é altamente recomendável.

Tomando tília você conseguirá relaxar todo o seu corpo, de maneira que pode descansar melhor e, com isso, seu sono melhora, mas deve ser evitada em mulheres grávidas ou pessoas que sofrem do coração (é melhor consultar o médico). Além disso, algumas pessoas que tomam tília e sofrem de alergia podem chegar a sofrer de urticárias depois de tomar a infusão.

Infusão de Tília: Se você deseja que a infusão de tília seja eficaz para combater a insônia, o recomendável é consumir por dia 2 gramas de planta por 150 ml de água, tomando sua infusão a cada 12 horas (duas vezes por dia) a partir das suas folhas e flores.

Papoula. Talvez você não conheça os efeitos sedativos da papoula como uma planta que nos permite dormir melhor, mas o fato é que, como as anteriores também têm propriedades sedativas, uma vez que serve para tratar casos de estresse agudo e ansiedade do tipo crônica.

Tomar uma infusão de papoula, ou suas sementes, pode fornecer também antioxidantes para o nosso organismo e é muito eficaz para tratar a tosse, embora não seja recomendado que as crianças tomem.

Infusão de Papoula: A infusão de papoula é boa para casos muito graves de insônia. Temos que preparar uma infusão derramando duas colheres de sopa de pétalas secas em um litro de água e deixar ferver. Deixe descansar por cinco minutos e coe para tomar antes de deitar. Em casos de insônia leve ou ocasional podemos tomar uma pitada de pétalas fervidas em uma xícara de água quente.

Passiflora. A passiflora também se inclui no grupo de plantas medicinais com efeitos sedativos, mas, além disso, temos que acrescentar seu efeito relaxante e, especialmente, que permite tratar os casos em que se sofre de problemas gastrointestinais que não nos deixam dormir.

Também é boa para as pessoas com depressão não conseguem dormir, mas, para que seja eficaz, deve ser tomada com certa regularidade, e entre suas contraindicações poderíamos mencionar que tem certa toxicidade, de modo que temos de controlar bastante sua ingestão ou consultar um médico.

Infusão de Passiflora: Para nos beneficiarmos dos efeitos sedativos da passiflora, precisamos despejar duas colheres de chá desta planta por xícara de água para ferver. Uma vez que tenha fervido, desligue o fogo e deixe a bebida em repouso (coberta) durante 3 a 5 minutos. Tome antes de dormir.

Lúpulo. O lúpulo é a última das plantas medicinais que recomendamos como eficaz para tratar a insônia, mas também entre suas propriedades, está a de tranquilizar o estômago e ajudar na indigestão.

Diz-se que a planta conta com mais de 20 compostos sedativos de modo que é sem dúvida das mais eficazes para poder dormir placidamente, embora entre seus efeitos colaterais podemos notado que, devido ao seu forte odor pode provocar náuseas em pessoas que são mais sensíveis a isso e tampouco é muito recomendado para pessoas com depressão.

Infusão de Lúpulo: Você deve despejar uma colher de sopa de lúpulo por cada xícara e deixar ferver. Uma vez feito isso, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 12 minutos. Coe e pode adoçar com mel, já que o sabor é um pouco forte. Tome a infusão meia hora antes de dormir.

Leia também: "Lúpulo: Remédios Caseiros Com Lúpulo".

Como regra geral, podemos dizer que o uso destas plantas não tem efeitos colaterais que sejam graves, mas sim, você deve ter cuidado ao tomá-las. Você deve levar em conta que é necessário ir variando ou tomar a mesma, mas você não pode tomá-la sempre sem o consentimento do médico.

Por outro lado, você deve levar em conta que as infusões, se tomamos muitas durante o dia, podem reduzir a pressão arterial, por isso as pessoas que já têm pressão baixa devem ir com um pouco mais de cuidado no momento de tomar estas infusões e, acima de tudo, seria bom que fossem combinadas com outros elementos que poderiam te ajudar a subir a pressão. Para isso, temos diferentes alimentos que podemos incluir na dieta, para que possamos manter um bom equilíbrio na nossa pressão arterial.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira Mais Sobre Esse Assuto