Os Sucos De Frutas Têm Mais Calorias Do Que Você Pensa

Muitas vezes cometemos erros em nossos hábitos alimentares devido, em grande parte, à desinformação geral que encontramos neste campo.
Um dos mais comuns é acreditar que tomar sucos de frutas fornece a mesma carga nutricional que as peças frescas. Mas a verdade é que, de acordo com os especialistas, consumir esses alimentos já triturados ou de forma sólida, não causa as mesmas reações em nosso organismo.

Há anos, que os já conhecidos como smoothies ou batidos (sucos de frutas) estão presentes em todas as revistas e meios dedicados à vida saudável e à boa alimentação. Até mesmo as celebridades recomendam estes sucos, muitas vezes, através das suas redes sociais e promovem diversas marcas dedicadas a sua fabricação e posterior venda no mercado. No entanto, alguns estudos indicam que não são tão saudáveis como podem nos fazer acreditar.

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Os Sucos de Frutas têm mais Calorias do que Você Pensa

Os Sucos de Frutas estão Relacionados com a Obesidade?

Neste sentido, se destaca a opinião da OMS, que relaciona o consumo de sucos de frutas com a obesidade. Tal e como explica Manuel Moñino, diplomado em Nutrição Humana e Dietética pela Universidade do País Basco e presidente do Comitê Científico da Associação 5 por dia: "Quando você bebe um copo de suco de laranja, que está tomando, muitas vezes em um só gole, o açúcar de três laranjas, alguns açúcares são absorvidos muito rápido e provocam uma resposta metabólica diferente da dada quando você come uma laranja inteira. Além disso, ao não ter fibra, não te dá a sensação de saciedade: nunca comeríamos três laranjas de uma só vez".

E que ao espremer a fruta, grande parte da mesma fica presa no espremedor ou liquidificador, perdendo com isso a polpa, onde se encontra a maioria dos seus nutrientes. Desta forma, o que consumimos é praticamente apenas o açúcar que se encontra naturalmente nestes alimentos. Para não falar dos sucos comerciais, cujos ingredientes são em sua totalidade artificiais, assemelhando-se bastante com os refrigerantes.

Por outro lado, com os sucos excedemos a quantidade de fruta recomendada por dia, obtendo muita glicose. Além disso, não contam com o efeito saciante próprio da fruta. Quando comemos pedaços sólidos, ingerimos determinadas fibras que se dilatam quando estabelecem contato com o líquido, criando uma forte sensação de saciedade. Além disso, o fato de mastigar favorece esse efeito.

Da mesma forma, ao tomar muitos sucos de frutas corremos o risco de consumir um excesso de vitaminas, o que resulta em consequências negativas para o nosso organismo (hipervitaminose). Por exemplo, uma quantidade exorbitante de vitamina C pode favorecer o aparecimento de pedras no rim.

Tudo isso não significa que os sucos de frutas naturais sejam prejudiciais nem que devemos eliminá-los completamente da nossa dieta. Consumi-los de maneira ocasional não tem porque ser prejudicial, desde que as quantidades sejam divididas com cautela.

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