Principais Benefícios Do Abacate

Alguns dias atrás falávamos sobre as propriedades nutricionais do abacate, um dos alimentos naturais mais saudáveis que existem graças ao grande número de propriedades nutricionais que possui. Hoje vamos nos concentrar nos principais benefícios do abacate para o nosso organismo e saúde.

Benefícios do Abacate Para Saúde

São tantas as propriedades benéficas que tem a fruta abacate para a saúde, que dividimos em duas partes este especial. A seguir estão os cinco principais benefícios do abacate:

Principais Benefícios do Abacate

O abacate é incrivelmente nutritivo. O abacate ganhou uma grande reputação nos últimos anos entre as pessoas que gostam de cuidar da sua dieta e, portanto, da sua saúde. Não é de estranhar, já que estamos falando de um superalimento que tem numerosas propriedades benéficas para a saúde.

Os abacates contêm uma enorme variedade de nutrientes, entre os quais se destacam 20 diferentes vitaminas e minerais. É rico em vitamina K, ácido fólico, vitamina C, B5, B6 e E, ​​além de conter uma quantidade muito significativa de potássio. Em menor medida, também contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina).

Como se isso não bastasse, 100 gramas de abacate contém apenas 160 calorias, 2 gramas de proteína e 15 gramas de gorduras saudáveis​​. Embora contenha na mesma quantidade 9 gramas de carboidratos, realmente 7 deles é de fibra. Por último, podemos destacar que o abacate não contém colesterol nem sódio e é pobre em gordura saturada.

São mais ricos em potássio do que as bananas. A maioria das pessoas não recebe suficiente potássio, um nutriente encarregado de manter os gradientes elétricos nas células do corpo, além de participar em inúmeras funções importantes.

É neste ponto quando entra em jogo o abacate, já que têm um teor elevado de potássio. De fato, 100 gramas desta fruta nos fornecem 14% da dose diária recomendada de potássio, em comparação com 10% das bananas, alimento conhecido por ser muito rico em potássio.

Um alto consumo de potássio ajuda a baixar a pressão arterial, um dos fatores de risco para ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal.

O abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados naturais. O abacate é um alimento rico em gorduras. De fato, 77% das calorias que fornece são provenientes de gordura. No entanto, a maior parte da gordura no abacate é o ácido oleico, que é um ácido gordo monoinsaturado (principal componente do azeite de oliva), que é muito benéfico para o organismo.

O ácido oleico ajuda a reduzir a inflamação e tem efeitos benéficos sobre os genes relacionados com o câncer. Por último, destacamos que as gorduras do abacate são bastante resistentes à oxidação, que produz o calor, por isso o seu óleo é uma opção segura e saudável para cozinhar.

Abacates são alimentos muito ricos em fibras. A fibra é outro dos nutrientes que se encontra presente em quantidades muito elevadas no abacate. Por sua parte, a fibra é a matéria vegetal indigesta que ajuda a perder peso, reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir numerosas doenças. Outro dos benefícios da fibra favorece um bom funcionamento do intestino. Finalmente, destacamos que 100 gramas de abacate contêm 7 gramas de fibra, que é 27% da dose diária recomendada.

Abacates reduzem os níveis elevados de colesterol e triglicérides Levando em conta que a doença cardíaca é a causa mais comum de morte em todo o mundo, e que existem determinados marcadores sanguíneos que geram um maior risco (colesterol, triglicérides, pressão arterial, marcadores de inflamação, entre outros), é importante ressaltar que o abacate é um aliado para o nosso coração.

Diferentes estudos têm mostrado que os abacates ajudam a reduzir os níveis de colesterol de maneira significativa, reduzem os triglicérides em até 20%, reduzem o colesterol “ruim” em até 22% e aumentam o colesterol "bom" em até 11%.

Para mais informações, recomendamos a leitura de nosso artigo "Propriedades nutricionais do abacate".

O que você acha dos principais benefícios do abacate que indicamos nas linhas anteriores?

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