Probióticos E Prebióticos Para Cuidar Do Nosso Corpo

Muitas vezes nós encontramos termos estranhos que invadem a publicidade e as embalagens dos produtos alimentares que vamos comprar. Os prebióticos e os pro bióticos são micro-organismos que podemos incluir em nossa alimentação diária para melhorar ou fortalecer nossa saúde e que podemos encontrar em produtos completamente naturais.

Diferenças Entre Pro bióticos e Prébióticos:

Os micro-organismos pro bióticos são elementos vivos que, se utilizados na dose adequada, contribuem para repovoar a flora intestinal. Os prebióticos são um tipo de fibra não digerível que ajuda no desenvolvimento de determinadas bactérias específicas no cólon. Ambos se complementam, já que os elementos prebióticos são utilizados pelos pro bióticos.

Probióticos e Prebióticos Para Cuidar do Nosso Corpo

Resultam úteis em termos de problemas relacionados com a saúde intestinal como casos de digestões lentas, falta de flora bacteriana, para regular a síndrome do intestino irritável ou, inclusive, proteger contra a ação da gripe. Claro que, no momento de consumir pro bióticos e prebióticos temos que avaliar e perguntar ao especialista qual deve ser a dose adequada, mais do que qualquer outra coisa para ir pelo bom caminho em nossa dieta.

Leia também: "Para Que Servem os Alimentos Probióticos?"

Benefícios dos Probióticos:

Estes micro-organismos têm como função melhorar a população das bactérias intestinais, impedindo que as prejudiciais façam um orifício em nosso intestino formando uma sólida barreira contra elas. Os benefícios dos pro bióticos são amplos e dependem do tipo que consumimos, mas, em geral, colaboram em nossa saúde intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, os pro bióticos nos ajudam diante das ameaças que representam os alimentos processados, as toxinas ou a água clorada. Os mais conhecidos são os Lactobacilos e Bifidobacterium.

Podemos encontrar pro bióticos naturais no kefir, iogurte, sopa de miso, chocolate preto, queijo, chucrute, picles e leite.

Benefícios dos Prebióticos:

Falamos de um tipo de carboidrato que não podemos digerir, mas, sim, alimenta os pro bióticos. Ou seja, ajudam os pro bióticos e, por sua vez, o nosso organismo. Além disso, facilitam a absorção de cálcio e de magnésio, reduz o aparecimento de gases, regulam o sistema digestivo, limitam o risco de câncer de cólon e contribuem para o controle dos períodos de constipação.

E onde podemos encontrar esses elementos? Em alimentos naturais, como cebolas, bananas, alcachofras, alho-poró, alho, tomates, aspargos, chicória e trigo integral. Existem produtos, como, por exemplo, o fruto-oligossacarídeo, que favorecerão um trato digestivo mais saudável, o trânsito intestinal e a absorção de magnésio e de cálcio.

Se suas intenções são manter seu corpo forte e saudável, pense na possibilidade de consumir pro bióticos e prebióticos e procure levar uma dieta variada em que abundam as frutas, verduras e legumes.

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