Existem alimentos milenares descobertos por civilizações muito antigas, que fornecem propriedades medicinais, inclusive para perder peso. Tal é o caso das propriedades da chia para emagrecer. A chia, que vem do México e da América Central, possui importantes benefícios para perda de peso, entre outras qualidades.

A chia, também conhecida como Sálvia Hispânica é um cultivo nativo do México e América Central, que até hoje, é parte da alimentação diária dos habitantes dessas áreas.

Depois de muitos séculos sendo rebaixada e quase esquecida, a ciência começou há investigar um pouco mais sobre as propriedades da chia para emagrecer e para a saúde em geral. Assim, se estabeleceu que a chia é um cereal com um alto valor nutricional, que graças à sua composição química podem ser incorporada nas dietas para emagrecer.

Benefícios da Chia Para Emagrecer

  • Possui cerca de 30% de fibra solúvel, em forma de mucilagem, o que é ideal para dar sensação de saciedade e ajudar a eliminar o excesso de colesterol e triglicérides no sangue, além de controlar os níveis de glicose.
  • Possui antioxidantes, tais como os flavonoides, zinco, manganês, que ajudam a regeneração das células, melhorando o seu metabolismo.
    Propriedades da Chia Para Emagrecer
  • Atua como um laxante natural, por seu alto teor de fibras.
  • É um cereal rico em ácidos ômega 3 e ômega 6, portanto, ajuda a aumentar o colesterol HDL ou bom e reduzir o colesterol ruim ou LDL.
  • É um alimento rico em proteínas que contém aminoácidos essenciais, tais como a lisina.
  • Não possui glúten, por isso é um cereal adequado para pessoas com doença celíaca.
  • Possui vitaminas do complexo B, que ajudam a prevenir a formação de ateromas.

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Como Obter Todas as Suas Propriedades e Benefícios?

Existem diferentes maneiras de tomar chia. Estas são as principais.

Em forma de óleo. Para preservar suas propriedades, você deve consumir o óleo de chia frio. Com uma colher de chá por dia é mais que suficiente. Apenas leve em conta que neste formato não serão obtidos os benéficos relacionados com as fibras das sementes.

Em forma de farinha. Você pode utilizar a farinha de chia como substituta para a farinha comum, ou misturar um pouco para fazer todos os tipos de pães. Você também pode utilizá-la para revestir os alimentos.

Em sementes. Esta é uma das formas mais recomendadas de consumir esse alimento, pois conserva suas propriedades. Para comê-las antes você deve ativá-las ou hidratá-las na água. Para fazer isso, você deve colocar duas colheres de sopa de sementes de chia previamente trituradas em um copo de água e deixá-las em repouso por aproximadamente uma hora.

Em cápsulas. Esta também é outra forma comum de tomar chia como suplemento. A dose habitual costuma ser de uma cápsula por dia, mas pode variar de acordo com o que indica sua marca comercial.

A natureza nos oferece todos os alimentos que precisamos para nos mantermos saudáveis, por isso é importante usar e aproveitar todos os seus benefícios, como no caso da chia.

Lembre-se que uma boa alimentação rica em fibras, pobre em gorduras saturadas, acompanhada de exercício físico diário, melhora a sua qualidade de vida. Não hesite em consultar o seu médico diante de qualquer dúvida.