Propriedades E Benefícios Do Kefir

Embora há algum tempo já se saiba que estamos diante de um alimento muito saudável e de fácil assimilação pelo organismo, o kefir continua sendo um grande desconhecido para muitas pessoas. Por esse motivo, hoje queremos falar sobre as propriedades e benefícios para a saúde do kefir.

O que é o kefir:

O kefir é uma mistura de bactérias não patogênicas e leveduras que quando se junta com leite ou água - os dois métodos de elaboração – fermenta e dá uma substância com uma textura muito parecida com a do iogurte. Apesar de sua semelhança, são muitas as pessoas que consideram mais saudável o kefir, tanto por seu alto teor de nutrientes e probióticos, como pelo quão benéfico resulta para a digestão e a saúde intestinal.

Propriedades e Benefícios do Kefir

Benefícios do Kefir para a saúde:

A seguir te contamos os principais benefícios para a saúde do kefir:

  • O kefir é uma fantástica fonte de nutrientes

Em apenas 175 ml da bebida de kefir encontramos os seguintes nutrientes:

  • 6 gramas de proteína.
  • 20% da dose diária recomendada de cálcio.
  • 20% da dose diária recomendada de fósforo.
  • Vitamina B12: 14% da dose diária recomendada.
  • Vitamina B2 (Riboflavina): 19% da dose diária recomendada.
  • Magnésio: 5% da dose diária recomendada.
  • Grande quantidade de vitamina D.

Tudo isto em pouco mais de 100 calorias, 8 gramas de hidratos de carbono e entre 3 a 6 gramas de gordura, dependendo do leite utilizado. Além disso, o kefir contém uma ampla variedade de bioativos, incluindo ácidos orgânicos e péptidos que beneficiam a saúde.

  • O kefir é um probiótico mais poderoso que o iogurte:

Determinados micro-organismos podem ser benéficos para a saúde, quando ingeridos. Conhecidos como probióticos, esses micro-organismos podem influenciar a saúde de muitas maneiras, incluindo a digestão, controle do peso e saúde mental.

Embora o iogurte seja o alimento probiótico mais conhecido da dieta ocidental, o kefir é uma fonte muito mais poderosa. Devemos levar em conta que os grãos de kefir contêm cerca de 30 estirpes de bactérias e leveduras, por isso estamos diante de uma fonte de probióticos muito rica e variada.

  • Tem poderosas propriedades antibacterianas:

Alguns probióticos, como o kefir protegem contra as infecções. Estudos têm mostrado que pode inibir o crescimento de certas bactérias prejudiciais, como Salmonella, E. coli e Helicobacter pylori. Além disso, o kefiran, um tipo de carboidrato presente no kefir, também tem propriedades antibacterianas.

  • Melhoria a saúde óssea e reduz o risco de osteoporose:

A osteoporose é caracterizada pela deterioração progressiva do tecido ósseo, sendo um problema cada vez mais comum nos países ocidentais. Embora seja mais comum entre as mulheres mais velhas, pode se apresentar muito antes, e carrega um risco aumentado de sofrer fraturas ósseas.

A maneira mais adequada de melhorar a saúde óssea e também retardar o avanço da osteoporose é ingerir a quantidade necessária de cálcio e vitamina D, que é essencial para sua absorção.

Além de ser uma excelente fonte de cálcio, o kefir também tem muita vitamina K2. Este nutriente desempenha um papel vital no metabolismo do cálcio, a tal ponto que tem sido demonstrado que reduz de maneira drástica as fraturas. Além disso, estudos recentes comprovaram em animais que o kefir aumenta a absorção de cálcio pelas células ósseas, melhorando, portanto, a densidade óssea, o que ajuda a prevenir as fraturas.

Em poucos dias, traremos a segunda parte deste especial com novas propriedades e benefícios do kefir.

Enquanto isso, recomendamos a leitura deste artigo: “Dicas para cuidar bem da flora intestinal”.

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