O vegetarianismo puro pode não satisfazer todos os requisitos nutricionais? É uma dieta balanceada, que inclui entre os seus membros todos os grupos alimentares? Aparentemente sim. No entanto, nos últimos tempos, a tendência a desistir da ingestão de animais mortos (carne, peixe e produtos), tem vindo a ganhar terreno, principalmente em determinados segmentos da população, como o público mais jovem.

O que é vegetarianismo? Essencialmente, é uma forma alternativa de comer que elimina qualquer tipo de vida animal da alimentação. De acordo com seus defensores, seus benefícios para a saúde são muito importantes, mas eles não são triviais para acompanhar os perigos do regime desequilibrado e comida variada.

Para seguir qualquer dieta, incluindo pratos vegetarianos, o melhor a se fazer e se colocar nas mãos de um nutricionista ou endocrinologista. Antes de começar, é importante se conhecer por dentro, ou seja, se o nosso corpo está preparado para eliminar a carne, peixe e derivados, sem baixar as defesas da dieta ou ser acometido por um pico de desnutrição.

Ao iniciar uma dieta vegetariana, você deve primordialmente pensar que certos elementos são necessários para a vida, e que drasticamente eles irão diminuir no corpo, e que se isso for feito incorretamente pode trazer consequências que não são boas. A falta de vitaminas, minerais e proteínas são os problemas mais comuns que podem resultar no desenvolvimento de raquitismo, distúrbios hormonais, desnutrição, osteoporose e nascimentos prematuros, entre muitas outras doenças.

Prós e Contras do Vegetarianismo

Em contraste, as vantagens de praticar dieta vegetariana incluem, entre outros, uma diminuição nos níveis de ureia do sangue, portanto, é especialmente adequada para pessoas que têm problemas de nefrologia (nos rins). É também indicada para pessoas com níveis elevados de colesterol e também ajuda a prevenir à diabetes. É útil para as pessoas com artrite reumatoide ou problemas cardiovasculares. Possui antioxidantes, aumenta a vitalidade, faz você perder peso e embelezar a pele e cabelo.

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A dieta vegetariana, como qualquer dieta, é muito mais benéfica se você abandonar hábitos que foram provados que são prejudiciais como a ingestão de bebidas, consumo de álcool ou tabaco e drogas, mesmo que esporadicamente. Mostrou-se, ainda, que a prática de exercício diário (meia hora a pé cerca de 6 quilômetros por hora pode ser um bom começo), é fundamental para melhorar a saúde.

Os defensores deste tipo de reivindicação de dieta que uma cesta de alimentos equilibrada, completa e sob a supervisão de um nutricionista, é boa para qualquer um e em qualquer idade. Na verdade, alguns argumentam que ser vegetariano pelo menos uma ou duas semanas em um ano, é uma prática muito positiva.

Em conclusão, podemos dizer que o vegetarianismo não é em si uma dieta tão perigosa do que qualquer outra que seja seguida sem cuidado e orientação. O princípio básico de qualquer dieta é se adaptar a ela de forma gradual e em fases. Você não pode drasticamente se ater a um grupo de alimentos, mas tem que ir devagar reduzindo. Vegetarianismo pode ser prejudicial à saúde, especialmente nas dietas extremas.