Saiba Mais Sobre A Vitamina H Ou Biotina

A biotina ou vitamina H é um nutriente que é um grande aliado para manter sua boa saúde e também te ajudar a ter um estupendo cabelo e uma pele saudável. O que mais pode fazer por você? Continue lendo para descobrir.

A vitamina H, também conhecida como biotina, é uma vitamina essencial para o nosso organismo. É parte do grupo da vitamina B, 8 vitaminas que ajudam o corpo a metabolizar gorduras, carboidratos (açúcares) e proteínas para produzir energia e para o bom funcionamento do sistema nervoso, entre outras atividades. A biotina, por sua vez, é necessária para nutrir e manter o cabelo saudável, unhas e pele.

A biotina palavra provém da palavra grega "bios", que significa vida, dada a importância que tem este nutriente para que o nosso organismo funcione corretamente. Sem biotina, algumas enzimas não funcionam adequadamente e podem conduzir a problemas de pele, intestino, cabelo e inclusive no sistema nervoso.

Saiba Mais Sobre a Vitamina H ou Biotina

É uma vitamina solúvel em água, por isso o organismo não a armazena. É absorvida pelo intestino, assim, uma dieta equilibrada, que contenha alimentos ricos nesta vitamina, é a melhor maneira de fornecer este nutriente para o organismo. Trata-se de uma substância importante durante a gravidez para o crescimento normal do embrião.

É raro sofrer de deficiência de vitamina H, mas se assim for, os sintomas incluem:

  • Perda de cabelo.
  • Uma erupção cutânea vermelha e escamosa em torno dos olhos, nariz e boca.
  • Apatia.
  • Níveis elevados de colesterol.
  • Formigamento nos braços e pernas.

Onde se Encontra a biotina?

Pode ser encontrada em pequenas quantidades em vários alimentos. Alguns deles são: levedura de cerveja, sardinha, nozes, amêndoas, amendoins, feijões, grão de bico, lentilhas, bananas, cogumelos, abacate, grãos integrais, cereais, couve-flor, salmão, cenoura, fígado, farinha de soja ou farelo de soja.

Você deve levar m conta que algumas técnicas de processamento e o cozimento dos alimentos podem destruir a biotina. As versões menos processadas dos alimentos mencionados podem conter maior quantidade deste nutriente.

A biotina também se encontra nos multivitamínicos, em complexos de vitamina B e nos suplementos da mesma.

Leia também: "Vitamina B – As Principais Funções da Vitamina B".

A Biotina é eficaz?

Por sua evidência científica, tem mostrado ser eficaz para o tratamento da deficiência de biotina. A biotina é eficaz para o metabolismo de proteínas, gorduras e hidratos de carbono.

Não existem muitos estudos que demonstrem sua eficácia para as erupções na pele de bebês (dermatite seborreica) ou acne.

Embora muitas pessoas tenham sido ajudadas, não existe suficiente evidência para garantir que seja eficaz para diabetes, neuropatia diabética, perda de cabelo, para unhas quebradiças, para acne ou para eczema.

Precauções: Tomada por via oral, a biotina é segura para a maioria das pessoas. No entanto, existem exceções:

Durante a gravidez e aleitamento, possivelmente, a biotina é segura quando utilizada nas quantidades recomendadas. Não se esqueça de sempre consultar com seu obstetra ou ginecologista.

As pessoas que necessitam de diálise por insuficiência renal ou que tiveram ressecação do estômago, poderiam precisar de biotina adicional. É importante discutir com o médico que está atendendo a sua condição.

Embora a evidência das interações da biotina com suplementos, ervas e medicamentos não seja muito clara, é importante que, se você estiver sob tratamento médico consulte o médico antes de começar a tomar este suplemento.

Ácido pantotênico em doses elevadas pode causar deficiência na absorção de biotina no intestino.

É possível que haja certa interação da biotina com antibióticos de amplo espectro (que destroem as bactérias que produzem a biotina no intestino) e medicamentos anticonvulsivos (como carbamazepina, fenobarbital, primidona ou Dilantina). Se estiver tomando antibióticos por períodos prolongados, ambos poderiam diminuir os níveis de biotina. Se os tomar, talvez precise tomar biotina, consulte o seu médico.

A biotina pode aumentar os efeitos de medicamentos redutores dos lipídeos.

Se você consome uma grande quantidade de ovos, deve levar em conta que as claras de ovos cruas contêm uma substância que impede a absorção da biotina no intestino. Comer duas ou mais claras de ovos cruas por períodos prolongados pode produzir deficiência de biotina.

A dose apropriada de biotina varia de acordo com a idade e saúde de cada indivíduo. Certifique-se de seguir as instruções do rótulo dos suplementos, ou, de preferência consulte com seu médico antes de tomar.

Por si só as vitaminas não substituem uma dieta equilibrada e não fornecem energia. Seu corpo precisa de outras substâncias presentes nos alimentos, como proteínas, minerais, gorduras e carboidratos. Leve em conta que as vitaminas sozinhas não funcionam sem a presença de outros alimentos e nutrientes, portanto, ter uma dieta saudável e equilibrada é a melhor maneira de permanecer saudável.

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