Certamente você já encontrou a opção mais saudável e mais confortável para tomar entre as refeições: a fruta desidratada. Mas se você ainda anda um pouco confuso com isso, aqui nós vamos te contar tudo sobre as frutas desidratas e, sobretudo, seis benefícios delas que vão te surpreender.

O Que é a Fruta Desidratada?

As frutas desidratadas são frutas das quais é extraído o seu conteúdo de água através da desidratação ou secagem. Há muitas maneiras de desidratar a fruta, embora isso nós vamos te explicar mais adiante.

A história desta forma de consumir frutas remonta a antiga Mesopotâmia, onde este tipo de fruta já era consumida em muitas receitas. Como dizíamos acima, são a maneira perfeita de tomar um lanche baixo em calorias, mas muito nutritivo. O mais genial deste processo é que com que as frutas durem muito mais tempo em seu estado perfeito, por isso não devemos nos preocupar nesse aspecto, como fazemos com a fruta natural.

As frutas que habitualmente são desidratadas são as uvas passas, as tâmaras, as ameixas, os figos, os damascos, os pêssegos e as maçãs.

Não devemos confundir as frutas desidratas com as frutas confeitadas, que costumam ser banhadas com açúcar. Este tipo de fruta costuma ser feito com cerejas, morangos e mirtilos. Também se conhece como frutas cristalizadas.

Seis Benefícios da Fruta Desidratada Que te Surpreenderão

Como se faz a Fruta Desidratada?

Existem diferentes maneiras de fazer frutas desidratas que agora mesmo te ensinaremos. Partimos da forma mais natural que é deixando a fruta secar ao sol, mas também podemos fazê-lo assando-as ou diretamente com um desidratador.

Desidratar Frutas Secando-as ao Sol

Este é o método mais clássico para secar a fruta. A única coisa que temos que fazer é colocar a fruta a cerca de 30 graus e deixar que o ar circule por baixo da fruta, por isso recomendamos pendurá-las no alto com barbante. Algo aconselhável também é cobri-las com um pouquinho de gordura para que não os insetos não se apoderem delas. Dependendo da fruta que estamos desidratando e do onde estamos fazendo, pode demorar entre dois e três dias. O ideal é que você vá controlando para que veja quando, finalmente, está seca.

Desidratar Frutas Secando-as no Forno

Outra forma de desidratar a fruta é secando-as no forno. É muito mais rápido e eficaz do que o anterior método, embora também menos natural. O que devemos fazer é colocar o forno a 50° e colocar em uma bandeja a fruta enquanto vamos virando a cada 20 ou a cada 30 minutos. É preciso ir observando para ver quando estiver seca completamente, embora costume ser um processo igualmente lento e pode chegar a durar até 4 horas.

Desidratar Frutas Com o Desidratador

O desidratador é a opção mais cara, mas também mais rápida e eficaz. Apenas te recomendamos esta opção se você realmente vai desidratar a fruta muitas vezes. O genial dos desidratadores é que têm um grande armazenamento, por isso nos permite secar uma grande quantidade de fruta de uma só vez.

Leia também: “Saiba as Diferentes Propriedades Entre as Frutas e os Frutos Secos“.

Benefícios da Fruta Desidratada

Acredite ou não, as frutas desidratadas têm os mesmos valores nutricionais que a fruta fresca, embora eliminando a água que contêm. Estas frutas são pobres em gordura e também baixas em sódio e são ótimas para tomar no meio da manhã para saciar o apetite.

Reduzem o Risco de Sofrer Câncer

Os especialistas aconselham tomar 400 gramas diários de frutas ou verduras para diminuir o risco de ter câncer oral em 50%, câncer de esôfago em 40%, câncer de pulmão, de cólon ou de estômago, também em 50%. Isto se deve aos seus elevados níveis de antioxidantes em sua composição.

Frutas Secas Previnem Doenças Cardíacas

Novamente, graças ao poder antioxidante das frutas, consumir 4 pedaços de fruta por dia reduz a probabilidade de sofrer doenças de origem cardíaca. Além disso, contém muito minerais e vitaminas que protegem o coragem como as frutas desidratadas.

São Ricas em Fibras

Outro benefício da fruta é sua fibra. Ajudam com o trânsito intestinal e, em geral, em muitos aspectos da saúde. A fibra também é boa para reduzir o colesterol e favorecer a microflora do cólon, assim como reduzir os níveis de insulina e de glicose.

Além disso, ao ter fibra fazem com que nossas digestões sejam mais lentas, por isso ajudam a nos manter saciados durante mais tempo, uma chave fundamental quando fazemos um regime ou dieta ou simplesmente tentamos cuidar da nossa alimentação.

Frutas Secas São Adequadas Para Pessoas Diabéticos

Embora as frutas desidratas sejam muito doces são perfeitamente adequadas para as pessoas diabéticas, na verdade, seu índice glicêmico é muito baixo.

Fortalecem e Protegem os Ossos Contra Doenças

As frutas desidratadas também nos ajudam a proteger os ossos contra muitas doenças como a osteoporose. Especificamente, as ameixas são muito benéficas para estes casos e, em geral, a fruta ajuda a nossa saúde óssea dotando o nosso corpo de cálcio, magnésio, boro e vitamina K.

Frutas Secas Influenciam de Forma Positiva na Gravidez

Você está grávida e não qual lanche tomar no meio do dia? Pois, aqui você tem a solução perfeita: a fruta desidratada, já que contém muitos nutrientes benéficos para as mulheres grávidas. Além disso, dizem os especialistas que consumir tâmaras ajuda a dilatar o colo do útero, estimulando o parto.