Seis Melhores Gorduras Saudáveis Para O Seu Corpo

As gorduras dos alimentos foram taxadas como ruins e muito prejudiciais à saúde. Mas, na verdade, não é assim que funciona. Nem todas as gorduras são iguais, e nossos corpos precisam de gordura, mais especificamente, precisam de gorduras saudáveis.

As gorduras são moléculas orgânicas compostas por elementos de carbono e hidrogênio unidos em longas cadeias chamadas hidrocarbonetos. Em outras palavras, a gordura é um dos três principais macronutrientes necessários ao nosso corpo, juntamente com carboidratos e proteínas que fornecem calorias. Nossos corpos exigem uma quantidade moderada de gorduras saudáveis ​​para funcionar adequadamente e ajudar a prevenir doenças.

A realidade, é que as gorduras são parte essencial de uma boa nutrição e ajudam em diversos processos fundamentais em nosso organismo, como a produção de hormônios, saúde do coração, produção de energia para o nosso dia a dia, ativação do metabolismo, entre outros.

Seis Melhores Gorduras Saudáveis para o seu Corpo

No entanto, muita gordura, especialmente, as insalubres, disponíveis em todos os alimentos fast food e processados, pode causar problemas de saúde graves como obesidade, pressão arterial elevada, colesterol e várias doenças cardíacas.

Gorduras Saudáveis p​ara o seu Corpo:

Agora que sabemos os benefícios das gorduras, o que você precisa saber é escolher as que são saudáveis, geralmente de fontes naturais. Inclua as opções a seguir em sua dieta e seu corpo vai colher os benefícios dessas gorduras saudáveis.

1. Azeite de Oliva Extra Virgem. Possivelmente o mais popular e amplamente reconhecido óleo de cozinha "saudável", o azeite é um alimento básico em muitas culturas ao longo do Mar Mediterrâneo. É rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol "ruim" (LDL). O azeite também contém grandes quantidades de polifenóis, um tipo de antioxidante que ajuda a evitar danos celulares. Dependendo do grau do azeite, pode ser leve a muito saboroso, tornando-se uma grande escolha para diversos pratos.

2. Óleo de Abacate. O óleo de abacate contém uma quantidade abundante de gorduras monoinsaturadas e vitamina E. Apesar do abacate conter gordura saturada, estudos têm mostrado que pode contribuir para diminuir o colesterol LDL e triglicérides, enquanto aumenta o colesterol "bom" (HDL). Este óleo é neutro no sabor, assim pode ser usado em toda a culinária.

3. Óleo de Coco. Nos últimos anos, o óleo de coco tem aparecido em prateleiras de supermercados em todo o país. Enquanto o óleo de coco possui 92% de gorduras saturadas, a maioria dessas gorduras são ácidos graxos de cadeia média, utilizados diretamente no corpo para produzir energia. E enquanto a gordura saturada geralmente aumenta o colesterol LDL (ruim), o óleo de coco parece ser especialmente eficaz para aumentar os níveis de colesterol HDL (bom). Uma vez que o óleo de coco é sólido à temperatura ambiente, você pode experimentar seu uso no lugar da manteiga, mas também pode ser utilizado em muitas outras receitas.

4. Óleo de Linhaça. O óleo de linhaça contém grandes quantidades de ácidos graxos ômega-3, sob a forma de ácido alfa-linolênico, um composto ligado a uma redução na incidência de doença cardíaca. Se oxida muito rapidamente, por isso deve ser mantido sob refrigeração, e deve ser comprado apenas quando embalado em recipientes opacos que são mantidos em seções refrigeradas no mercado. É inadequado para cozinhar, mas você pode adicionar aos alimentos frios ou em alimentos após o cozimento.

5. Frutos Secos. Nozes, amêndoas, castanhas, avelã, pinhão, amendoim, contêm gordura saudável para o corpo e são ricas fontes de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, além de proteínas e fibras. Também são ricos em várias vitaminas e minerais essenciais. Além disso, também ajudam a regular o açúcar no sangue e diminuem o risco de doenças cardíacas. Comer uma porção de frutos secos por dia, desempenha um papel essencial na prevenção da doença de Alzheimer, aumenta a memória e reduz a depressão.

6. Peixe Gordo. Peixes como salmões, sardinhas são ricos em ômega-3, que ajuda a manter o coração saudável. A American Heart Association recomenda comer duas porções de peixe gordo por semana. Se você não comer peixe, pode usar um suplemento de óleo de peixe. Óleo de fígado de bacalhau também é uma boa opção, pois contém também muita vitamina D.

Para obter mais informações sobre os alimentos que possuem gorduras saudáveis, não deixe de conferir o nosso artigo "Superalimentos Ricos em Gorduras Saudáveis".

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