Substitutos Saudáveis Do Açúcar E Adoçantes Artificiais I

O açúcar refinado não é bom para a saúde, para não mencionar os adoçantes artificiais que, embora não forneçam calorias, estão cheios de produtos químicos nocivos.

Muitas pessoas (inclusive nós) decidem eliminar o açúcar e os adoçantes da dieta, optando por beber infusões sem acrescentar nada para lhes dar doçura, no máximo, um pouco de mel ou estévia. É uma mera questão de hábito.

Mas também existem aqueles que não podem deixar de consumir doces e lhes é muito difícil encontrar alternativas com as quais possam substituir o açúcar refinado.

Neste artigo vamos ver muitos substitutos do açúcar que podem ser usados na vida diária e que certamente alguns deles, você não conhecia.

Substitutos Saudáveis do Açúcar e Adoçantes Artificiais I

Opções de Açúcares Saudáveis:

Xarope de Bordo. O xarope de bordo é a seiva da planta e contém mais de 50 antioxidantes. Também é rico em potássio, um nutriente essencial para estabilizar os batimentos cardíacos e a integração das células; também fornece quantidades significativas de cálcio.

Mel. O mel é um compêndio de antioxidantes. Embora não seja livre de calorias, cada colherada ingerida representa um coquetel de benefícios para o organismo. Consumido com moderação é saudável e não engorda.

Purê de Maçã. Para as preparações doces, em vez de usar metade de um copo de açúcar é possível utilizar uma quantidade igual de purê de maçã (de maçãs bem maduras e doces).

Eritritol. É um álcool de açúcar que se produz a partir de frutas e alimentos fermentados. É praticamente livre de calorias, não gera aumento de insulina, não infere nas bactérias orais, nem tem outros efeitos que o açúcar refinado.

Uvas Passas. As uvas passas são uma bomba de antioxidantes e fibras. Podem ser utilizadas para preparações que exijam cozinhar, já que proporcionam um sabor levemente adocicado.

Stevia. É obtido a partir da planta stevia, inclusive as folhas podem ser colocados em infusões quentes para dar-lhes o sabor doce. Vêm em pó ou em forma líquida e não fornece calorias.

Mirtilos. Use uma quantidade de mirtilos pela mesma que se utiliza comumente de açúcar em preparações que requeiram cozimento. Este fruto adiciona doçura e uma boa dose de antioxidantes.

Açúcar de Coco. O açúcar de coco é obtido a partir da seiva das flores de coco e se comercializa em bloco, pasta ou granulado. Fornece muito poucas calorias e é rico em potássio. Seus usos são limitados a preparações que exigem cozimento, não é adequado para adoçar bebidas.

Para mais informações, não deixe de ler também "Açúcar de Coco, Um Adoçante Adequado Para Diabéticos".

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