Como nós já comentávamos em um artigo anterior sobre substitutos saudáveis do açúcar e adoçantes artificiais , o açúcar refinado não é um alimento saudável em absoluto, além de fornecer calorias desnecessárias causando desconfortos estéticos, também tem efeitos negativos sobre a saúde.

Infelizmente, o açúcar que se encontra em muitos alimentos, e não estamos falando apenas de coisas doces, mas de outros que ninguém imagina que podem contê-lo, como é o caso de alguns tipos de pães, molhos e adereços como barbecue e ketchup, todos os ingredientes que terminam em “ose” (como frutose, lactose, dextrose, equivalem ao açúcar), cereais de café da manhã, etc.

Se você quer eliminar o açúcar da sua dieta, além de evitar certos alimentos processados, você tem que buscar substitutos doces mais saudáveis.

Substitutos Saudáveis do Açúcar e Adoçantes Artificiais II:

Açúcar Mascavo. Também conhecido como rapadura, amarrado doce, panetela, tapa de doce, etc., é o doce de açúcar da cana sem refinar, por isso conserva as vitaminas e minerais que são perdidos quando se processa o açúcar branco.

Usa-se uma proporção de um para um quando se vai substituir o açúcar em produtos de panificação.

Substitutos Saudáveis do Açúcar e Adoçantes Artificiais II

Purê de Damasco. Os damascos têm grandes quantidades de vitamina C, fibras e ferro. Para usá-los em um café da manhã saudável, apenas basta fazer um pouco de purê com os frutos e misturar com iogurte grego ou desfrutar com pão de grão integral.

Xarope de Yacon: Trata-se de um adoçante extraído da planta yacon, é doce como o mel e fornece apenas a metade das calorias do açúcar da cana. É ideal para usar em produtos assados e batidos de frutas.

Melaço. O melaço é feito com cana-de-açúcar, uvas e beterrabas. É um xarope que, embora não seja adequado para diabéticos, é ideal para aqueles que querem ter um pouco de ferro e cálcio extra em sua dieta.

Soro de Leite. Este soro é composto por três açúcares naturais: a frutose, o açúcar das frutas; sacarose ou açúcar de mesa; e lactose, o açúcar do leite. Enquanto individualmente estes açúcares estão cheios de calorias, quando se misturam no soro interagem de tal modo que não são absorvidos completamente no corpo.

Como resultado, temos quatro calorias por colher de chá, um quarto das calorias e menos de um terço do índice glicêmico do açúcar. Está disponível nas variedades semelhantes ao açúcar granulado, açúcar mascavo, açúcar de bordo e açúcar em pó.

Para mais informações sobre substitutos alimentares, não deixe de ler o artigo “Substitutos Naturais do Café“.