Superalimentos Ricos Em Gorduras Saudáveis

Poucos dias atrás, víamos como nem todos os alimentos que são ricos em gorduras são ruins para a saúde. De fato, alguns desses alimentos são muito importantes na nossa dieta, já que contam com muitas propriedades que os tornam muito saudáveis. Por isso, hoje vamos ver alguns desses alimentos ricos em gorduras.

É importante manter sempre uma dieta equilibrada e variada, sempre prestando atenção aos alimentos que são mais benéficos para a nossa saúde. Por isso, hoje trazemos um novo lote de "super alimentos", embora sejam ricos em gordura.

Alimentos Ricos em Gorduras Saudáveis

Peixes oleosos. Há muito tempo se sabe que os peixes oleosos é um dos melhores alimentos de origem animal que existe. Nesta categoria incluímos salmão, truta, cavala, sardinha e arenque, para citar alguns dos mais conhecidos. Todos estes peixes estão carregados de ácido saudáveis ômega-3 para o coração, proteínas de alta qualidade e todos os tipos de nutrientes essenciais.

Superalimentos Ricos em Gorduras Saudáveis

Os estudos têm demonstrado que as pessoas que comem peixe de forma regular desfrutam de um estado mais saudável, com menor risco de sofrer doença cardíaca, depressão, demência e outras doenças.

Nozes. Todos os frutos secos são incrivelmente saudáveis. Especificamente, as nozes são ricas em gorduras saudáveis e fibras, além de ser uma excelente fonte vegetal de proteínas. Também são ricas em vitamina E e em um mineral tão importante como o magnésio. São muitas as pessoas que têm deficiência deste nutriente, daí a importância também de consumir as nozes.

Os frutos secos nos permitem desfrutar de um melhor estado de saúde e têm um menor risco de sofrer doença cardíaca, diabetes tipo 2 e obesidade.

Manteiga. A manteiga, elaborada a partir do leite das vacas (sempre que sejam alimentadas com pasto natural), é quase em sua totalidade gordura, das quais mais da metade são saturadas. Embora no passado tenha sido demonizada, nos últimos tempos, novos estudos têm mostrado que, em justa medida, é um alimento saudável. E isso é porque contêm importantes nutrientes como as vitaminas A e K2, butirato e ácidos graxos bioativos que têm sido associados a inúmeros benefícios para a saúde.

Nos países onde se consomem produtos lácteos ricos em gorduras, como a manteiga, o risco de sofrer doença cardíaca é menor. Além disso, um recente estudo liga o seu consumo com um menor risco de obesidade.

Azeite de oliva extra virgem. Em mais de uma ocasião, temos falado no site sobre as excelentes propriedades nutricionais do azeite de oliva extra virgem. Ingrediente fundamental da dieta mediterrânea tem inúmeros benefícios para a saúde. É uma poderosa fonte de vitaminas E, K e antioxidantes. Estes últimos reduzem o colesterol ruim no sangue e permite combater a inflamação, além de reduzir a pressão arterial. É, sem dúvida, o rei dos azeites saudáveis.

Coco e o óleo de coco. Estamos diante das duas fontes mais ricas em gorduras saturadas que existem (quase 90% do total). Apesar do que se possa pensar, as pessoas que consomem muito coco gozam, geralmente, de um grande estado saúde e têm menor risco de sofrer doença cardíaca. Isto se deve ao fato de que os ácidos graxos do coco são de cadeia média, se metabolizam pelo organismo de uma maneira diferente. Essas gorduras têm demonstrado suprimir o apetite, por isso são de grande ajuda para perder peso. Além disso, têm demonstrado o seu valor no momento de perder gordura abdominal e na doença de Alzheimer.

Recomendamos também a leitura do nosso artigo em que contamos quais os alimentos ricos em gorduras também podem ser saudáveis: “Alimentos ricos em gorduras, mas muito saudáveis”.

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