Todos Os Alimentos “Saudáveis” São Benéficos?

Hoje em Saúde Dicas vamos continuar com nosso especial de alimentos “saudáveis” ​​que não são tanto.

No artigo anterior falamos sobre os cinco principais alimentos que, apesar do que se poderia pensar, não são tão saudáveis ​​como, muitas vezes, tentam vender as marcas.

Em qualquer caso, é essencial seguir os conselhos que temos dado para saber se realmente vale a pena um produto ou, pelo contrário, pode ser prejudicial para a nossa saúde. Fique de olho, nunca se esqueça de dar uma olhada completa no rótulo do produto, que deve conter todas as informações importantes sobre o mesmo.

Todos os Alimentos “Saudáveis” São Benéficos?

Precauções com os seguintes alimentos supostamente benéficos:

Tampouco devemos nos deixar enganar pelos supostos benefícios dos seguintes alimentos:

Bebidas esportivas.
As bebidas esportivas foram criadas para os atletas de alto nível e todas aquelas pessoas que realizam treinamentos intensivos. No entanto, sua popularidade fez com que muitas pessoas as utilizem durante ou após o exercício, independentemente do nível de exigência que tenham.

É preciso levar em conta que a maioria das pessoas não precisa de sais adicionais e do açúcar extra que contém este tipo de bebidas. Embora sejam sempre melhores do que os refrigerantes açucarados realmente tampouco existem muita diferença, já que o teor de açúcar continua sendo bastante importante.

É claro que se manter hidratado é essencial, especialmente quando estamos treinando ou praticando algum esporte, mas como se costuma dizer, a maioria das pessoas deveria ignorar este tipo de bebidas esportivas para se hidratar, é muito melhor tomar água.

Mel de agave. Cada vez existe uma maior consciência entre a população sobre os efeitos nocivos do excesso de açúcar, portanto, é preciso continuar buscando alternativas para adoçar os alimentos. Um dos mais conhecidos adoçantes naturais é o mel de agave ou hidromel.

Este adoçante está presente em numerosos alimentos classificados como "saudáveis", e inclusive é utilizado como uma informação nas embalagens. No entanto, o agave é inclusive pior do que o açúcar. Explicamos a seguir. O principal problema do açúcar é que conta com uma grande quantidade de frutose, que pode causar sérios problemas metabólicos quando consumido em excesso. Tendo claro este ponto, o açúcar contém quase 50% de frutose, enquanto que o agave contém ainda mais, entre 70 e 90%. Portanto, tenha cuidado com os alimentos “saudáveis” que contenham agave entre seus componentes.

Determinados alimentos veganos que encontramos nas lojas. A indústria de alimentos tem visto um recife nesta nova tendência e cada vez oferecem seções mais completas em supermercados nas quais encontramos uma grande variedade de alimentos veganos processados​​, que são vendidos como substitutos mais saudáveis ​​de outros alimentos não vegetarianos. No entanto, muitas vezes esses alimentos são altamente processados​​, produtos manufaturados que são tudo menos bons para a saúde de qualquer pessoa, inclusive os vegans.

Óleos vegetais Atualmente, se costuma recomendar o consumo de óleos de origem vegetal, como o de soja, de semente de uva e muitos outros. A razão principal é que diferentes estudos têm mostrado que estes óleos ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, pelo menos em curto prazo.

Mas devemos levar em conta que o colesterol no sangue não é uma doença em si, mas um fator de risco que deve ser controlado para evitar problemas cardiovasculares. Assim, estes óleos vegetais, sim, podem ajudar a controlar um fator de risco, mas não existem garantias de que ajudem a prevenir ataques cardíacos e outros problemas futuros. Na verdade, diferentes estudos clínicos têm demonstrado que, apesar de reduzir o colesterol, estes óleos aumentariam o risco de morte, seja por doença cardíaca ou câncer.

A maioria dos cereais para o café da manhã. Nos supermercados podemos encontrar caixas de cereais de todos os tipos, que em muitos casos resultam chamativas para captar o interesse dos mais jovens, os quais geralmente amam seus ricos sabores. Além disso, muitas marcas escrevem em letras bem grandes a supostas propriedades saudáveis que possuem.

No entanto, não faz falta dar a volta na caixa e dar uma rápida olhada na lista de ingredientes para perceber que nada de "grão integral", mas grãos refinados e que tampouco possuem "baixo teor de gordura", já que são ricos em açúcares e produtos químicos artificiais.

Embora isso não queira dizer que não encontremos cereais no mercado que não sejam realmente saudáveis​​, que existem, mas muitos tentam iludir o consumidor sobre o que realmente contêm.

Realmente é importante consumir alimentos saudáveis​​, de verdade.

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