Vitamina K: Benefícios E Alimentos Ricos Em Vitamina K

A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel essencial que desempenha um papel importante na saúde dos ossos e do coração. É uma das principais vitaminas envolvidas na mineralização óssea e coagulação do sangue. O sangue não coagula sem vitamina K porque a vitamina ativa a proteína que é responsável pela formação de coágulos no sangue. Também ajuda a manter a função cerebral, um metabolismo saudável e a proteger contra o câncer.

A vitamina K é uma das mais importantes vitaminas para prevenir doenças cardíacas. Estudos têm demonstrado que os indivíduos que aumentam a sua ingestão de vitamina K na dieta têm um menor risco de mortalidade cardiovascular. É por isso que a deficiência de vitamina K pode ser tão perigosa. No entanto, antes de completar sua dieta com vitamina K há algumas coisas que você deve saber.

Tipos de Vitamina K:

Existem dois tipos principais de vitamina K que adquirimos da nossa dieta: vitamina K1 e vitamina K2. A vitamina K1 é encontrada nos vegetais, enquanto a vitamina K2 é encontrada nos produtos de lácteos e produzida pelas bactérias em seu intestino. A melhor maneira de obter a quantidade recomendada diária de vitamina K é através da ingestão de alimentos que sejam ricos nessa vitamina, como vegetais de folhas verdes, brócolis, repolho, peixe e ovos.

Vitamina K: Benefícios e Alimentos Ricos em Vitamina K

Há também uma versão sintética de vitamina K que é chamada de vitamina K3, mas não é recomendado obter sua necessidade diária de vitamina K desta forma. Em vez disso, coma em abundância alimentos integrais que são ricos em vitamina K e outros nutrientes importantes.

Leia também: "Sinais e Sintomas da Deficiência de Vitamina K".

Benefícios da Vitamina K Para a Saúde:

Apoia a saúde do coração. A vitamina K tem sido demonstrada útil para ajudar a prevenir a calcificação das artérias, uma das principais causas de ataques cardíacos. Funciona através do transporte de cálcio para fora das artérias e não permite que ele se forme em depósitos de placa dura e perigosa.

A vitamina K ajuda a prevenir o endurecimento do arterial porque pode manter o cálcio fora da artéria e de outros tecidos do corpo, onde pode causar danos.

Alguns estudos mostram que a vitamina K também ajuda a reduzir a inflamação e proteger as células que alinham os vasos sanguíneos, incluindo veias e artérias. Consumir níveis adequados de vitamina K é importante para manter a pressão arterial saudável e diminuir as chances de parada cardíaca.

Melhora a densidade óssea. A vitamina K aumenta a quantidade de uma proteína específica necessária para manter o cálcio ósseo, reduzindo o risco de osteoporose. Alguns estudos sobre a vitamina K descobriram que a ingestão elevada de vitamina K pode parar a perda óssea em pessoas com osteoporose. Seu corpo precisa de vitamina K para usar o cálcio para construir ossos.

Há uma evidência crescente de que a vitamina K pode melhorar a saúde óssea e reduzir o risco de fraturas ósseas, especialmente em mulheres pós-menopáusicas que estão em risco de osteoporose.

De acordo com uma pesquisa recente, homens e mulheres com o maior consumo de vitamina K2 (que é encontrada em produtos lácteos e é produzida naturalmente nos intestinos) têm 65% menos probabilidade de sofrer uma fratura de quadril em comparação com aqueles com a menor ingestão de vitamina K2.

Estes estudos demonstraram que a vitamina K não só pode aumentar a densidade mineral óssea em pessoas com osteoporose, mas também reduzir as taxas de fraturas.

Há também uma forte evidência de que as vitaminas K e vitamina D, trabalham em conjunto para melhorar a densidade óssea. Há uma evidência crescente de que a vitamina K afeta positivamente o equilíbrio de cálcio no corpo, e o cálcio é um mineral chave no metabolismo ósseo. Estudos de atletas masculinos e femininos também descobriram que a vitamina K ajuda com a saúde óssea.

Ajuda com a dor menstrual e o sangramento. A vitamina K pode ajudar a reduzir cólicas na TPM e dores menstruais, regulando a função dos seus hormônios. Porque a vitamina K é uma vitamina da coagulação do sangue, também pode ajudar com o sangramento excessivo durante o ciclo menstrual e oferecer alívio da dor para os sintomas de TPM.

A hemorragia excessiva leva a mais cólicas e dores durante o seu ciclo menstrual. Muitos estudos mostram que, uma deficiência de vitamina K só irá agravar esses sintomas.

Combate o câncer. A vitamina K tem se mostrado eficaz na redução do risco de câncer de próstata, de cólon, de estômago, nasal e oral. Um estudo até descobriu que altas doses de vitamina K ajudaram pacientes com câncer de fígado a estabilizar e até melhorar sua função hepática. Outro estudo mostrou que um aumento na ingestão dietética de vitamina K também está associado a um risco reduzido de mortalidade cardiovascular.

Ajuda a coagulação do sangue. A vitamina K coagula o sangue e impede o seu corpo de sangramento ou hematomas. O processo de coagulação do sangue é muito complexo, uma vez que requer pelo menos 12 proteínas para funcionar antes que o processo possa ser concluído. Quatro destes fatores de coagulação da proteína requerem vitamina K para a sua atividade. Portanto, a vitamina K é essencial. Porque a vitamina k ajuda a facilitar a coagulação do sangue, desempenha um papel importante em ajudar a curar hematomas rápido e também para curar cortes.

A doença hemorrágica dos recém-nascidos (conhecida como HDN) é uma doença em que a coagulação do sangue não ocorre adequadamente. Isto é desenvolvido por um recém-nascido devido a uma deficiência de vitamina K. Um estudo descobriu que é necessário dar aos recém-nascidos uma injeção de vitamina K no nascimento, a fim de erradicar com segurança a HDN. Esta prática tem sido provada ser inofensiva para recém-nascidos.

Leia também: "A Vitamina K no Nascimento do Bebê".

Melhora a função cerebral. Um estudo descobriu que as proteínas dependentes da vitamina K são particularmente importantes para o cérebro. A vitamina K participa no sistema nervoso através do seu envolvimento no metabolismo de esfingolipídeos, que é uma classe de moléculas que ocorrem naturalmente e estão amplamente presentes nas membranas das células cerebrais.

Esfingolipídeos são potentes moléculas biologicamente envolvidas em uma ampla gama de ações celulares, e são conhecidas por seu papel estrutural na construção e apoio cerebral.

Há também uma crescente evidência de que a vitamina K tem atividade anti-inflamatória e pode proteger seu cérebro contra o estresse oxidativo causado por radicais livres. O estresse oxidativo pode danificar as células e acredita-se estar envolvido no desenvolvimento do câncer, Alzheimer, Parkinson e a insuficiência cardíaca.

Ajuda a manter a saúde das gengivas e dentes. Uma dieta baixa em vitaminas lipossolúveis incluindo vitamina A, C, D e vitamina K foi associada a ter mais cáries. Uma dieta saudável, rica em vitaminas e minerais ajuda a matar as bactérias nocivas que vivem na boca e produzem ácidos prejudiciais aos dentes. A vitamina K é um nutriente que trabalha com outros minerais e vitaminas para matar as bactérias que destroem o esmalte dos dentes, resultando em cárie dentária.

Alimentos Ricos em Vitamina K:

O valor diário (DV) para a vitamina K é de 90mg para adultos. Tenha em mente que seu consumo diário recomendado depende da sua idade e sexo. Aqui estão alguns dos principais alimentos ricos em vitamina K:

  • Acelga
  • Couve de Bruxelas
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Aspargos
  • Repolho
  • Pepinos
  • Couve-flor
  • Alface
  • Cenoura
  • Ovo cozido

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