O Que São |Vitaminas?

O conceito de vitamina surgiu no início deste século, para definir uma substância essencial para a vida que o corpo não pode fabricar e não quando ingerido diariamente e em quantidade suficiente, não é uma doença de deficiência de que só é aliviada pela ingestão de alimentos que contém suplementos vitamínicos.

São substâncias orgânicas de estrutura diversificada, sem a capacidade de contribuir calorias, que são fornecidos com alimentação quase exclusivamente em quantidades muito pequenas em relação a outros nutrientes, com a exceção de elementos vestigiais.

Elas são essenciais para o crescimento, saúde e equilíbrio nutricional. Não estão envolvidas na formação de tecidos, nem são nutrientes energéticos, mas atuam como substâncias reguladoras de processos metabólicos complexos em nosso corpo.

Como Faço Para Obter Vitaminas?

A maneira correta de obter as vitaminas que nosso corpo precisa é através de uma dieta equilibrada e variada.

O suficiente para sua contribuição é mínima, mas o seu fracasso irá determinar a falha ou ausência de processos básicos e fundamentais do metabolismo celular.

Leia também: “Sinais e Sintomas da Deficiência de Vitaminas e Minerais“.

Vitaminas: O Que São Vitaminas e Como Podem Ajudar Seu Corpo

Quantas Vitaminas Existem?

O melhor método para classificar as vitaminas baseia-se na sua capacidade para se dissolver em água ou gordura. Em certa medida, a solúvel determina a sua estabilidade, a presença na distribuição de alimentos nos fluídos corporais e capacidade de ser depositada no tecido. São 13 vitaminas conhecidas até hoje, sendo quatro insolúveis e nove solúveis em água. Além destas, existem as pró-vitaminas.

O Que São Pró-Vitaminas?

As pró-vitaminas são substâncias que podem ser convertidos em vitamina em nossos corpos. O mais importante é o betacaroteno que é convertido em vitamina A.

A pró-vitamina D, presente na pele, converte-se em vitamina D na presença de luz solar. Também a chamada pró-vitamina B5 na pele e no cabelo é transformada em ácido pantotênico.

Quais São as Vitaminas Solúveis em Gordura?

Vitaminas como A, D, E e K são solúveis em gordura e isso significa que não podem se dissolver na água, assim você sempre tem que comê-las com gordura de certos alimentos.

Se for tomada em cápsulas ou drágeas para absorção no intestino deve ser acompanhado por gordura. Não pode ser tomada com o estômago vazio.

Ao tomar quantidades excessivas destas vitaminas estas são armazenadas no fígado e/ou a gordura no tecido adiposo, o que pode atingir níveis tóxicos ao longo do tempo. Assim, a sobre dosagem de vitaminas A e D pode ser perigosa.

O caroteno é encontrado em vegetais coloridos (cenoura, pimentão) e frutas como melão.

Como tal, vitaminas solúveis em gordura são encontradas em peixes oleosos, ovos, manteiga e leite.

Quais São as Vitaminas Solúveis em Água?

As vitaminas do grupo B: B 1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), o ácido pantotênico, B6 (piridoxina), biotina, ácido fólico, vitamina B12 e vitamina C (ácido ascórbico).

Devido ao fato de que são solúveis em água, quase todos os alimentos as contêm. Prontamente se dissolvem em água e é perdida quando submetida a cozedura de alimentos.

São geralmente consideradas de baixa toxicidade. Se consumidas em excesso não serão usadas e serão eliminadas na urina. Nosso corpo tem uma capacidade muito limitada para armazenar essas vitaminas solúveis em água, por isso devem ser consumidas quase que diariamente.

Cerca de metade das vitaminas do complexo B vem de cereais, leguminosas e outros legumes e verduras, carne, ovos, leite e queijo.

A vitamina B12, não existe em produtos vegetais, a sua presença na dieta depende, por conseguinte, dos produtos de origem animal, de modo que deve ser encontrada principalmente na carne.

A vitamina C é encontrada em frutas (morango, kiwi e frutas cítricas) e legumes.

A Falta de Vitaminas Pode Estimular o Apetite?

Quando não tomamos vitaminas suficientes, principalmente A, B1 e C, ao contrário do que muitos pensam a pessoa pode até mesmo perder o apetite, mas as vitaminas não aumentam o apetite das pessoas, e nem gordura, porque não acrescentam calorias para o corpo.

Será Que Todo Mundo Precisa da Mesma Quantidade Diária de Vitaminas?

Todos nós precisamos ter 13 vitaminas, mas os valores variam de acordo com a idade, sexo e situações específicas, como gravidez, amamentação ou idade avançada, e mesmo em caso de doença. Também hábitos de vida, como fumar ou beber, podem aumentar as necessidades.