Você Sabia Que As Algas Marinhas Têm Mais Cálcio Do Que O Leite?

As algas marinhas são um dos alimentos mais completos que podemos encontrar, e é que são ricas em vitaminas e minerais, especialmente em cálcio, nutriente que possui em maior quantidade do que o próprio leite. Além disso, ajudam para o bom funcionamento do organismo e têm propriedades desintoxicantes, algo essencial para uma alimentação saudável. Na verdade, sua riqueza nutricional pode chegar a ser até vinte vezes maior do que a de outros vegetais.

O consumo frequente de algas marinhas fornece um bom número de benefícios para a nossa saúde. Por exemplo, são alcalinizantes, por isso ajudam a combater a acidose. Também são depurativas, reduzindo com isso os problemas de fígado e de rins, dissolvem a concentração de gordura e de mucosidade, e regulam a pressão arterial. Além disso, favorecem o bom estado da pele, do cabelo e das unhas.

Tipos de Algas Marinhas Comestíveis e Ricas em Cálcio

Existem uma ampla variedade de algas, sendo algumas das mais conhecidas as seguintes.

Wakame

Muito comum na culinária vegana e vegetariana, possui um agradável sabor que a torna adequada para sopas, cremes e como acompanhamento. É comumente consumida em países como Coréia, Japão e China, e uma de suas grandes vantagens é que é antioxidante, saciante e rica em cálcio e potássio. Estima-se que este tipo de algas marinhas têm 10 vezes mais cálcio do que o leite convencional.

Kombu

Este tipo de algas marinhas têm um sabor doce, graças ao seu alto teor de ácido glutâmico. Contém uma elevada percentagem de potássio, de cálcio, ferro e iodo, e se usa comumente como complemento alimentar. Melhora a flora intestinal, é antioxidante e ajuda a prevenir a osteoporose e as doenças cardiovasculares.

Agar-agar

Trata-se de um extrato obtido a partir de diferentes tipos de algas vermelhas. Devido à sua capacidade para engrossar os alimentos, é muito utilizada em molhos, cremes, sorvetes, etc. Ajuda a combater a obesidade e a constipação, favorecendo o bom funcionamento do organismo.

Nori

São algas marinhas muito comuns no Japão, é utilizada para envolver o sushi, mas também está presente em saladas, massas e sopas. Possui um alto teor de vitamina A, niacina e ferro, assim como de cálcio, potássio e magnésio. Tem propriedades antioxidantes, é diurética e promove a boa digestão.

Arame

Tem um sabor doce, graças à sua elevada percentagem de manitol. É rica em magnésio, potássio, cálcio e iodo, além de antioxidantes. Seu consumo é recomendado para combater a obesidade, prevenir o acúmulo de líquidos, as doenças cardiovasculares e reduzir o nível de colesterol.

Você Sabia Que as Algas Marinhas Têm Mais Cálcio do Que o Leite?

Leia também: "Por Que Incluir Algas em Nossa Dieta?".

As Algas Marinhas São Uma Importante Fonte de Cálcio

As algas marinhas são um dos alimentos com um maior teor de cálcio, sendo o agar-agar a que concentra uma maior quantidade; de fato, apenas uma colher de sopa pode fornecer cerca de 75 mg de cálcio. Por outro lado, as algas wakame e hiziki contém cerca de 1400 mg de cálcio por cada 100 gramas, em comparação com 120 mg por cada 100 gramas que possui o leite. É por isso que são altamente recomendadas para manter os ossos em bom estado, especialmente nos idosos.

No entanto, não é recomendado o seu consumo para pessoas com doenças da tireoide, devido ao seu alto teor de iodo. Nestes casos, as porções devem ser moderadas e torradas previamente em uma frigideira, já que a evaporação faz com que percam grande quantidade dessa substância.

Ideias Para Cozinhar Com Algas Marinhas

Existem muitas formas diferentes de incluir as algas marinhas em nossa dieta, pois podemos consumi-las cruas ou cozidas.

Uma boa ideia é incluí-las em pratos como saladas, sopas, guisados ou cozidos. Também podemos experimentar receitas mais elaboradas, como patê de algas, refogadas com cogumelos, guisado de algas, no pudim, misturadas com arroz, etc.

E você? Sabia que as algas marinhas têm mais cálcio do que o leite convencional? Você costuma incluí-las em sua dieta diária?

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