Zinco: Propriedades E Benefícios Para Saúde

Agora que se aproxima a primavera, na qual deixamos para trás o frio e saímos para a rua encorajados em busca do menor raio de sol, é quando os suplementos vitamínicos começam a preencher os cartazes publicitários e as discussões de sobremesa. São necessários ou não?

Do coquetel vitamínico que nos propõe a indústria farmacêutica se destaca um elemento acima do resto: se formos de A a Z, teremos que esperar chegar na última letra para toparmos com o zinco, um importante oligoelemento muito importante para nos sentirmos bem todos os dias e para muitas outras funções vitais, para o bom funcionamento do nosso organismo.

Se você ainda não conhece as propriedades e os benefícios que pode fornecer o zinco na nossa dieta, seja através dos complexos vitamínicos ou da ingestão de diversos alimentos que o contenham, fique conosco e continue lendo este artigo.

Zinco: Propriedades e Benefícios Para Saúde

O zinco é um elemento químico que pertence à família dos metais, dentro do grupo 12 da tabela periódica (símbolo Zn). A importância de que esteja presente no corpo humano é extrema. Por exemplo, é capaz de estimular as funções de uma centena de enzimas muito importantes para o nosso organismo. Sua ingestão deve ser realizada em pequenas quantidades, devido ao fato de que entra dentro da categoria de micronutrientes.

Trata-se de um dos oligoelementos mais importantes para as pessoas, apenas atrás do ferro (Fe). O zinco está presente pelas células de todo o nosso corpo e, por exemplo, é uma das garantias para que o nosso sistema imunológico funcione como um relógio suíço. Sem a ingestão de zinco em nosso corpo, nossas células não poderiam se dividir e cresceriam de uma maneira adequada.

Ter uma deficiência de zinco poderia levar em uma não correta cicatrização de uma hipotética ferida na nossa pele. Ou inclusive afetariam o nosso metabolismo, já que o zinco também está relacionado com a síntese dos carboidratos que ingerimos. Inclusive o zinco será vital para que os sentidos, como o paladar e o olfato, funcionem em plena perfeição, assim como para manter um estado ânimo diário ótimo.

Leia também: "Benefícios do Zinco".

Propriedades do Zinco Para a Saúde:

Como mencionamos, o zinco exerce uma série de funções chave para o correto funcionamento diário do nosso corpo. A seguir, vamos analisar com detalhes:

  • Ajuda na sintetização de proteínas.
  • Fortalece o sistema imunológico, tão importante para a prevenção e luta contra os vírus e as bactérias externas que possam nos prejudicar.
  • Presente na maioria dos processos enzimáticos vitais.
  • Faz parte da criação de DNA e RNA, intervindo em sua síntese.
  • O zinco é muito necessário para que o nosso sistema nervoso funcione perfeitamente.
  • Da mesma forma, também exerce influência sobre o bom estado do nosso esqueleto.
  • O zinco tem a importante função de executar e ‘supervisionar’ para que as células se comuniquem como devem.
  • Resultará fundamental para que o desenvolvimento dos órgãos genitais (ovários e testículos) do ser humano aconteça de forma ótima.
  • O olfato e o paladar dependem em grande medida deste micronutriente.
  • Sem o zinco, uma simples ferida como um arranhão, não poderia se cicatrizar corretamente.
  • Está demonstrado também que o zinco é capaz de combater a acne.
  • Também se fala do zinco como um antioxidante natural muito eficaz.

Como podemos observar, o zinco é muito importante para a nossa saúde. De fato, estudos científicos têm demonstrado que, se ingerimos zinco de maneira contínua durante o lapso de tempo de 5 meses, o risco de contrair um resfriado é reduzido consideravelmente. Da mesma forma, se já tivermos contraído o desconfortável resfriado, este estudo também demonstrou que, se incluímos zinco na nossa dieta justamente quando ficamos doentes, ajudaria a aliviar os incômodos sintomas e permitiria encurtar o tempo da infecção.

De qualquer forma, não é aconselhável exceder a dose diária recomendada de zinco, já que poderia ter consequências desagradáveis e indesejadas. As instituições alimentares apontam os seguintes níveis de acordo com a fase da vida:

  • Bebês: 2 miligramas por dia até os 6 meses. A partir daí, 3 miligramas são recomendados.
  • Crianças: até 5 miligramas, até chegarem aos 8 anos. A partir desta idade, a quantidade pode aumentar para até 8 miligramas.
  • Adolescentes e adultos: 11 miligramas por dia para homens e 8/9 para mulheres. Em estados de gravidez, é recomendável aumentar a dose para 11 miligramas, chegando aos 12 miligramas em fase de amamentação.

Leia também: "Efeitos Secundários do Zinco no Organismo".

Benefícios do Zinco na Nossa Dieta:

Como sempre, a melhor maneira de obter o elemento zinco será através de uma dieta variada e equilibrada em uma grande tipologia de alimentos. Embora os suplementos vitamínicos que contém zinco sejam também uma boa ideia, os alimentos sempre estão acima de qualquer elemento sintetizado em um laboratório.

Aqueles alimentos que provêm de animais serão os que vão conter uma elevada dose de zinco: carne, ovos, leite e peixes. No caso de que você seja vegetariano ou vegano, não se preocupe porque também existe uma ampla variedade de vegetais que podem nos fornecer zinco, embora a quantidade seja menor. Assim, deveremos incluir vegetais, como tomilho, ervilhas ou cúrcuma. Além disso, os legumes e os frutos secos também serão uma grande fonte de zinco.

Portanto, no caso de omitirmos o zinco da nossa dieta, os efeitos que poderia provocar são os seguintes:

  • Estaríamos mais irritáveis e com um estado de ânimo mais baixo. Ou seja, com uma notável apatia.
  • Poderíamos chegar a sofrer diabetes em longo prazo ou insuficiência renal.
  • Nas mulheres, a menstruação poderia se tornar irregular em seus ciclos.
  • Em crianças, pode levar a um atraso no crescimento.
  • Não incluir zinco em nossa dieta é um erro fatal para a nossa pele, podendo provocar dermatite ou outras complicações relacionadas. Inclusive estrias.
  • O nosso cabelo também poderia se ver afetado: poderíamos perder cabelo.
  • Anemia e transtornos relacionados com o cansaço diário.
  • Infertilidade.
  • Aparecimento de manchas brancas nas unhas.
  • Aparecimento e aumento do colesterol.

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