À artrite é uma doença pela qual as articulações ficam inflamadas, com isso se produz dor e rigidez. É uma doença que pode aparecer em qualquer momento durante a vida de uma pessoa. Vamos propor 10 exercícios essenciais.

Podemos perceber que estamos sofrendo de artrite se observamos dor, inchaço ou dificuldade para movimentar uma articulação. Em alguns casos, o problema deriva de uma infecção que, após se curar, elimina os sinais da artrite. No entanto, hoje em dia, a maioria dos tipos de artrite, que são mais de cem, não pode ser curada. O que sim podemos fazer é recorrer a tratamentos eficazes para reduzir a dor e ajudar o movimento dos ossos.

A prática de exercícios específicos contribui para manter a nossa qualidade de vida, apesar da doença, e combinada com certos medicamentos são um tratamento eficaz na luta contra esta doença.

Exercícios Para a Artrite:

Quando o transtorno pode ser visto nas mãos de forma significativa, o afetado pode ter dificuldades consideráveis. Por isso, vamos começar com alguns exercícios de mãos que combatem esta doença.

1. O punho: o bom sobre essa rotina em particular é que pode ser feita a qualquer momento e em qualquer lugar. Estenda a mão e, lentamente, vá fechamento de modo que o dedo polegar fique na área externa da mão. Abre também muito lentamente e repita o processo dez vezes. Em seguida, mude de mão.

10 Exercícios Essenciais Para a Artrite

2. Dobrar dedos: colocamos a palma da mão estendida, e dobre o dedo polegar na direção dela e volte para sua posição original, mantendo o dedo em cada posição por alguns segundos. Continue com o restante dos dedos e repita o exercício três vezes com cada mão.

Os ombros também sofrem muito com a artrite e isso pode ser traduzido em uma fadiga constante e dor nas costas. Vamos ver algumas maneiras de ajudá-los.

3. Alongar pela parede: colocamos-nos diante de uma parede e colocamos a palma da mão sobre ela. Com nossos dedos vamos subindo o braço todo o mais alto que pudermos. Repita cinco vezes com cada braço.

4. Pêndulo: colamos-nos em frente a uma superfície plana, como uma mesa. Inclinamos-nos ligeiramente e apoiamos um braço enquanto movimentamos o outro para cima e para baixo e da direita para a esquerda em círculos.

Quanto aos exercícios para o pescoço, estes são feitos com especial lentidão para não causar dano no pescoço.

5. Inclinações: incline a sua cabeça como se olhasse para baixo e lentamente levante a cabeça para olhar para o teto.

6. Para o ombro: viramos a cabeça lentamente por cima de um ombro, em seguida, por cima do outro.

7. Os quadris também precisam ser exercitados, vamos te mostrar como: deite de costas no chão e elevamos a perna, completamente em linha reta, para fora e para dentro, passando por cima da outra. Em seguida, faça o mesmo com a outra perna e repita pelo menos cinco vezes com cada uma.

8. Lombar: deite de lado e levante a perna reta para cima o mais alto que for capaz. Repita o exercício 10 vezes e alterne as pernas.

9. Joelhos: deitado de costas e com os joelhos semiflexionados levante cada perna reta o máximo possível para, em seguida, dobrá-la na direção do peito, estique novamente e abaixe. Repita dez vezes e, em seguida, alterne as pernas.

10. Tornozelos: aponte com a ponta dos dedos para o chão, depois para cima e, em seguida, para as pernas.

Quais outros exercícios básicos você adicionaria para tratar a artrite?

Para conhecer outros exercícios, não deixe de ler também “Cura da Artrite com Exercícios“.