A osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da massa óssea e deterioração dos ossos, de forma que estes se tornam mais frágeis e, por conseguinte, se corre um maior risco de sofrer fraturas. Neste artigo, vamos ver alguns exercícios para a osteoporose.

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A osteoporose pode passar despercebida durante muitos anos antes que seja diagnosticada. Aparece como resultado de diversos fatores que influenciam negativamente a qualidade dos ossos. A velhice, a genética e a massa óssea que temos são alguns desses fatores.

Além disso, se você tem uma má alimentação e um estilo de vida sedentário tem mais chances de desenvolver osteoporose. No caso das mulheres, a menopausa é uma causa comum.

10 Exercícios Para a Osteoporose

Programa de Exercícios Para a Osteoporose:

Para prevenir ou retardar os sintomas da osteoporose podemos exercitar o nosso corpo, sim, nós temos consultar o nosso médico sobre a frequência e o tipo de treinamento que devemos realizar porque isso varia de acordo com cada pessoa.

Exercício 1: caminhar a passos leves todos os dias durante 15 ou 20 minutos é ideal para combater esta doença.

Exercício 2: apoiamos-nos no encosto de uma cadeira e flexionamos levemente os joelhos. Mantendo as costas retas, subimos e descemos lentamente.

Exercício 3: diante de uma escada ou algum tipo de elevação, subimos e descemos a escada com uma perna e descemos com a outra. Repetimos cerca de 10 vezes alternando as pernas.

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Exercício 4: colocamos as mãos atrás da cabeça e respiramos profundamente enquanto levamos os cotovelos para trás. Expelimos o ar e voltamos para a posição inicial.

Exercício 5: deitamos no chão rosto para baixo e levantamos ligeiramente o braço direito e perna esquerda, baixamos ambas as extremidades e levantamos o braço esquerdo e a perna direita. Repetimos o processo 10 vezes, sempre alternando.

Exercício 6: colocamos-nos contra a parede com os joelhos levemente flexionados e as costas retas. Colocamos as mãos contra a parede e empurramos.

Exercício 7: sentamos e estendemos e flexionamos uma perna levemente e depois a outra.

Exercício 8: ao lado de uma árvore ou outra superfície firme vai colocamos uma mão e empurramos para um lado.

Exercício 9: esticamos o braço para trás e pressionamos contra a parede.

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Exercício 10: deitados de costas e com os joelhos flexionados, elevaremos gentilmente os ombros.

Esperamos que estes exercícios para osteoporose sejam úteis e em qualquer caso, lembre-se da importância de consultar um médico antes de praticá-los.

Para combater a osteoporose também devemos seguir estas outras recomendações: “O cálcio e a vitamina D, fundamentais contra a osteoporose”.