A medicina moderna erradica e cura muitas doenças, mas tem falhado em muitas outras, que afetam muitas pessoas no mundo a cada ano. Conheça a seguir algumas das doenças degenerativas mais perigosas.

Quais São as Doenças Degenerativas Mais Perigosas?

Você sabe quais são as doenças degenerativas mais perigosas do mundo? Podemos distinguir as seguintes:

Lúpus Eritematoso: É um transtorno autoimune que causa inflamação crônica em diversas partes do corpo, e pode ser sistêmico ou discoide.

O lúpus eritematoso discoide apenas afeta a pele e não costuma afetar os órgãos internos; é uma erupção de manchas vermelhas distintas cobertas de escamas marrons acinzentadas que podem aparecer na face, pescoço e couro cabeludo.

As Doenças Degenerativas Mais Perigosas

O lúpus eritematoso sistêmico é a forma mais comum da doença. Pode afetar quase qualquer órgão ou estrutura do corpo, especialmente a pele, os rins, as articulações, o coração, o trato gastrointestinal, o cérebro e as membranas serosas, mas geralmente se experimentam sintomas somente em alguns órgãos.

Fibrose Cística: É uma doença hereditária das glândulas secretoras - glândulas que produzem muco e suor -, e afeta principalmente os pulmões, pâncreas, fígado, intestinos, seios paranasais e órgãos sexuais.

É produzida por uma mutação no gene que codifica a proteína reguladora da condutância transmembranar da fibrose cística. Esta proteína está envolvida na passagem de cloreto através das membranas celulares e sua deficiência altera a produção de suor, sucos gástricos e muco.

É um dos tipos mais de doença pulmonar crônica mais comum em crianças e adultos jovens, e é um transtorno potencialmente mortal; afeta múltiplos órgãos e sistemas, originando secreções anormais e espessas das glândulas exócrinas. A doença compromete o organismo em sua totalidade e mostra seu impacto sobre o crescimento, à função respiratória e a digestão.

Leia também: "As Doenças Respiratórias Mais Perigosas do Mundo".

Doença de Creutzfeldt-Jakob: É uma doença do sistema nervoso central, degenerativa, mortal, pouco frequente, que se apresenta geralmente em adultos com idades entre 40 e 70 anos, e tanto homens como mulheres são igualmente afetados.

O início da doença normalmente se caracteriza por alterações psiquiátricas ou comportamentais, que são seguidas dentro de semanas ou meses por uma demência progressiva que muitas vezes é acompanhada de transtornos da visão e movimentos involuntários, e que costuma ser fatal no ano do início dos sintomas.

SIDA ou AIDS: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - SIDA - é uma doença transmissível do sistema imune, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que ataca e destrói lentamente o sistema imunológico, a defesa do organismo contra a infecção, deixando um indivíduo vulnerável a uma variedade de outras infecções e certas doenças malignas que eventualmente causam a morte.

Câncer: O câncer se caracteriza pelo crescimento descontrolado de células anormais no corpo e é uma das principais causas de doença e morte em todo o mundo, que nos últimos anos tem tido melhorias significativas em seu tratamento, graças ao diagnóstico precoce, cirurgia seletiva, terapia de radiação e fármacos quimioterápicos.

Quais outras doenças degenerativas mais perigosas você incluiria nesta breve lista?