O Que é?
É o ato intencional de "triturar" os dentes, especialmente durante o sono, causando danos aos dentes e às vezes dor no maxilar.
Causas
As causas do bruxismo, embora acredita-se que vários fatores podem provocá-lo, inclusive o estresse, um transtorno do sistema nervoso, má nutrição, alergias e até a presença de parasitas intestinais. Parece também que as drogas e o álcool tendem a aumentar a sua incidência.
Em alguns casos, o bruxismo está relacionado ao desenvolvimento de crianças, ranger os dentes, porque as partes superior e inferior não estão alinhadas adequadamente. Outros fazem-no em reação a uma dor de ouvido ou dor causada pela eclosão de um novo dente. Bruxismo é comum em crianças hiperativas.
Crianças que "rangem" seus dentes, geralmente não conseguem fazê-lo durante a adolescência.
No entanto, o bruxismo em adultos pode durar indefinidamente, atingindo até ranger os dentes durante a vigília, no trabalho ou em momentos de estresse.
Prevenção
Vá ao médico para uma avaliação aprofundada, uma vez que é importante determinar a origem do problema.
Se a causa é física ou psicológica, é importante que a pessoa aprende a relaxar antes de dormir. Um banho quente, música clássica ou ler um livro pode ajudar a alcançar este objetivo.
Se você ou alguém da sua família, muitas vezes mói os dentes, visite o seu dentista o mais rapidamente possível para evitar danos significativos aos seus dentes.
Leia também: "Recomendações Para Combater o Bruxismo".
Diagnóstico e Tratamento
Diagnóstico
Geralmente, o bruxismo não cria desconforto no doente e é detectado pela família da pessoa, através do som que ocorre quando range os dentes ou durante o exame pelo pediatra ou dentista para notar o desgaste dos dentes.
Tratamento
Normalmente não existe um tratamento específico para o bruxismo, pois verificou-se que este hábito tende a desaparecer à medida que a criança cresce.
No caso dos adultos, alguns dentistas ou ortodontista podem sugerir o uso de um protetor, que é semelhante ao usado por jogadores de futebol ou boxeadores.
Eles são feitos para se adequar à pessoa e, apesar de não eliminar o bruxismo, evita tanto desgaste dos dentes quanto a dor na mandíbula.
Possíveis Complicações
O bruxismo pode causar em longo prazo:
- Danos ao esmalte dos dentes.
- Dentes desgastados, aplainados, ou em faixas.
- Perda dos dentes.
- Dentes quebrados.
- Problemas na articulação da mandíbula.