A escoliose é um desvio da coluna vertebral, que assume a forma de C ou S, em alguns casos a escoliose ocorre a partir do momento do nascimento, mas por vezes surge a partir de maus hábitos posturais e desequilíbrios musculares, de um modo geral para evitar a escoliose você deve considerar as seguintes dicas:

Dicas Para Prevenir a Escoliose

  • Realize exercícios diários, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta, para fortalecer os músculos e as articulações da coluna, o exercício deve envolver ambos os lados do corpo para evitar a descompensação e ajudar no tratamento para escoliose.
  • Consuma uma dieta saudável e equilibrada que te forneça os nutrientes necessários como vitaminas e minerais, a dieta deve ser rica em cálcio e vitamina D para a manutenção óssea e pobre em gordura saturada.
  • Quando transportar peso, distribua igualmente em ambos os ombros, em vez de levar apenas de um lado do corpo.
  • Evite estar inclinado para o mesmo lado sempre, uma boa dica é a realização de exercícios de yoga que proporcionam resistência e flexibilidade aos músculos que apoiam a coluna.
  • Manter o peso e fazer exercício adequado, te ajudará porque o peso em excesso pode colocar pressão sobre a coluna, favorecendo o aparecimento da escoliose.
  • É importante fortalecer os músculos abdominais e laterais traseiros, abdominal oblíquo e inferior e as coxas, como também alongar os músculos peitorais.
Escoliose - Como Evitar a Escoliose

Leia também: "Escoliose – Tipos, Tratamentos e Sintomas da Escoliose".

Os fatores de risco para a escoliose podem ser de um histórico familiar de qualquer de seus membros com a doença, ombros irregulares, uma tendência a se inclinar para um lado e pode ser secundária a uma doença como a síndrome de Down, síndrome de Marfan ou defeitos no nascimento. Em outros casos, a escoliose pode ser consequência de doenças debilitantes, tais como osteoartrite ou a osteoporose.