A dengue hemorrágica é uma doença aguda de origem viral transmitida por um artrópode, com um espectro variável de manifestações clínicas que obriga a sua separação em dois grupos: o quadro acompanhado de manifestações hemorrágicas; o segundo grupo no qual, além do referido anteriormente, o paciente apresenta comprometimento do seu estado hemodinâmico chegando a alguns casos ao colapso e choque, síndrome do choque da dengue hemorrágica.

O vírus da dengue pertence ao gênero Flavivirus da família Togaviridae, com quatro sorotipos conhecidos Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4, que, os quais por sua heterogeneidade imunológica e biológica foram denominados como complexo do vírus da dengue.

O vetor mais conhecido da dengue é o Aedes aegypti, de distribuição geográfica muito ampla em toda a área tórrida do globo, onde em vez de ser controlada, vem se propagando a uma velocidade alarmante. Enquanto não se conseguir sensibilizar a população em situação de risco que a única maneira de combatê-lo é eliminar os seus possíveis criadouros domésticos, não será possível alcançar o seu controle.

Através dos nossos artigos você vai conhecer as informações de contágio, medidas para evitar os criadouros domésticos e os tratamentos para esta condição.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira Mais Sobre Dengue
  • Dengue

    A dengue é uma doença crônica, encontrada em áreas subtropicais (África, Ásia, Austrália, América Latina e Oceania), causada pelo vírus da dengue, a família fla...