Dieta Para Sintomas De Depressão E Ansiedade

Geralmente a ansiedade anda de mãos dadas com a tristeza e a depressão. Uma das formas dessa ansiedade se manifestar é através da comida. Você está deprimido, ansioso, come, ganha peso e fica mais deprimido.

Como Fazer uma Dieta para a Ansiedade e a Depressão

É necessário cortar este círculo vicioso, para que você comece a ter uma relação diferente com a comida e que possa emagrecer. Para isso, considere as seguintes recomendações:

  • Consuma alimentos antidepressivos. A partir da alimentação você pode fazer uma dieta especial para esses sintomas de depressão e ansiedade, que inclua alimentos considerados antidepressivos.
  • Recorra aos ansiolíticos naturais. Por outro lado, algumas plantas medicinais funcionam como verdadeiros ansiolíticos naturais, se você as consumir regularmente, como infusão.
  • Faça exercícios. Por último, esta dieta para depressão e ansiedade acompanhada de atividade física pode te ajudar a reverter esta situação. Tenha em mente que os exercícios ajudam a secretar endorfinas, os chamados hormônios da felicidade que te farão se sentir extremamente bem.
Dieta para Sintomas de Depressão e Ansiedade

Leia também: "Alimentos Para Combater a Depressão".

Alimentos Antidepressivos

Dentro da dieta para depressão e ansiedade, devem existir diferentes tipos de alimentos que te ajudarão a combater esses sintomas. Entre eles se destacam os seguintes:

Ricos em Serotonina: Em primeiro lugar, inclua alimentos ricos em serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que influencia de maneira direta sobre os seus estados depressivos. Daí que uma alta quantidade de serotonina plasmática, te brindará com uma sensação de prazer que combaterá a sua depressão e ansiedade.

Ricos em Triptofano: Por outro lado, você também pode recorrer aos alimentos ricos em triptofano, já que este aminoácido é precursor da serotonina. Portanto, influenciará indiretamente sobre o seu estado de ânimo.

Ricos em Antioxidantes: Além disso, convém incluir alimentos ricos em antioxidantes. Dentro deste grupo se encontram as frutas e verduras, em especial cruas. Esses alimentos evitam a presença de radicais livres e melhoram o funcionamento celular.

Ricos em Ômega-3 e Ômega-6: Também inclui alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6, uma vez que esses ácidos graxos melhoram as conexões nervosas e de tal modo, te manterão longe de problemas de ansiedade e depressão.

Ricos em Lecitina: Por último, não se esqueça de incorporar em sua dieta alimentos que contenham lecitina, dado que este fosfolípido é uma substância essencial para o bom funcionamento cerebral. Isso melhorará tanto o seu desempenho mental como cognitivo. Dentro dos alimentos que contêm lecitina, você pode escolher a soja, as sementes de linho ou ervas como dente de leão.

Todos esses alimentos antidepressivos e ansiolíticos podem te ajudar a melhorar os estados depressivos e de ansiedade, mas lembre-se de que às vezes é necessário recorrer a um especialista para que determine a verdadeira causa desses sintomas e para tratá-los adequadamente.

Leia também: "Remédios Caseiros Para Depressão".

Ansiolíticos Naturais

Além de incluir em sua dieta, determinados alimentos, você pode consumir em forma de infusão, alguns ansiolíticos naturais que têm demonstrado ser muito eficazes tanto para combater a ansiedade como a depressão, já que muitas vezes esses sintomas vão de mãos dadas.

  • Infusões de valeriana: A valeriana é uma das infusões que você pode recorrer para combater a ansiedade por comer e de tal modo, conseguir emagrecer. Para preparar esta infusão, use 20 gramas de raiz valeriana por cada litro de água.
  • Tília em infusão: Outra das plantas medicinais com propriedades ansiolíticas é tília. As infusões preparadas com suas folhas secas farão maravilhas para controlar a sua ansiedade. Coloque em infusão uma colher de sopa de tília em meio litro de água durante alguns minutos e tome 2 a 3 xícaras por dia.
  • Chá de passiflora: Por último, você pode beber um chá de passiflora, outra das ervas medicinais com benefícios para eliminar a ansiedade. Prepare-o fervendo durante 15 minutos um maço dessa erva em uma xícara de água. É muito eficaz!

O que você faz para combater a ansiedade e a depressão?

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