Você é celíaco e não sabe como identificar os alimentos sem glúten mais adequados para a sua saúde? Falamos sobre isso, por ocasião do Dia Nacional da doença celíaca, a ser realizado no próximo 27 de maio.

Embora 75% dos celíacos não tenham conhecimento da sua intolerância, o fato é que esta doença é uma realidade que sofrem cerca de 500.000 espanhóis, como determinado por um estudo realizado pela Federação das Associações de Celíacos na Espanha.

Casos de prisão de ventre, diminuição do desejo de comer, vômitos, náuseas, diarreia constante ou intermitente, perda de peso, acúmulo de gases ou, inclusive, dor abdominal e indigestão são alguns dos muitos sintomas característicos da intolerância ao glúten.

Além destes, diversos outros problemas que podem manifestar-se ao longo do tempo guardam relação, por exemplo, com fadiga, perda de cabelo, feridas na boca, cãibras musculares, ansiedade ou sangramento nasal.

Leia também: “Intolerância ao Glúten – Sintomas da Alergia ao Glúten (Doença Celíaca)“.

Estamos diante de um transtorno autoimune gerado pelo intestino delgado ao reagir de maneira negativa contra o teor de glúten em determinados alimentos como trigo, aveia, centeio ou cevada. O sistema imunológico é um dos responsáveis pelos principais sintomas desta condição, uma vez que considera o glúten como uma espécie de vírus que é preciso combater.

Como Identificar os Alimentos Sem Glúten

Alimentação para os intolerantes ao glúten:

Os celíacos devem verificar o tipo de alimentos que ingerem em sua dieta diária para evitar complicações. Embora com a dieta não possamos curar esta doença, o que sim é certo é que vamos conseguir uma completa normalização do intestino da pessoa que a está sofrendo, evitando riscos que possam prejudicar o nosso bem-estar, a médio e longo prazo.

Para atender às carências nutricionais do intolerante ao glúten, é essencial apostar em uma dieta variada e equilibrada.

Os alimentos que você deve evitar, acima de tudo são, por exemplo, sêmola de trigo, massas, pão, farinha de trigo, aveia, centeio, bolos e pastelaria em geral, devido ao seu teor de glúten. Por outro lado, os produtos que podem ser consumidos sem problemas, devido à sua carência de glúten, são a carne, peixe, ovos, arroz, milho, tapioca, verduras, hortaliças, leite e derivados, sal, pimenta e vinagre, camomila, chá natural, açúcar ou mel.

Sugestões para identificar os alimentos sem glúten:

Para identificar os alimentos que são adequados para os intolerantes ao glúten, devemos prestar atenção ao rótulo dos mesmos. O Regulamento da UE n.º 828/2014 determina a necessidade de especificar aos consumidores a ausência ou presença de glúten nos alimentos. No entanto, às vezes as pessoas podem continuar com problemas para distinguir este tipo de alimento.

Devemos prestar atenção a algumas das seguintes diretrizes:

  • O rótulo subsequente do produto deve determinar que se trata de um alimento com glúten. Apenas é preciso verificar os ingredientes que incluem, como trigo, cevada, centeio ou aveia, para concluir que o seu consumo não é adequado para os celíacos.
  • Por outro lado, podemos encontrar os chamados “alimento com baixo teor de glúten”, ou seja, nos referimos aos produtos que são compostos destes cereais, mas que foram processados para reduzir o teor de glúten para menos do que cerca de 100 mg/kg.

Em caso de dúvida, é sempre aconselhável consultar com um profissional médico em dieta e nutrição para que nos aconselhe sobre o assunto, uma vez que existem muitos produtos que são vendidos sem glúten e podem levar ao engano.

Quais outros conselhos você daria para saber como identificar os alimentos sem glúten? Deixe nos comentários.