A doença de Chagas é uma doença infecciosa parasitária provocada por um protozoário denominado Trypanosoma cruzi e principalmente transmitida por percevejos.

Geograficamente, o parasita pode ser encontrado desde a Califórnia, nos Estados Unidos, até o sul da Argentina. Na América Latina, os casos de Chagas estão ligados principalmente à infecção através de um percevejo chamado barbeiro. No entanto, nos Estados Unidos e Europa também são relatados casos por transfusão de sangue.

Causas da Doença de Chagas

A causa da doença de Chagas é um protozoário (Trypanosoma cruzi) que circula pelo sangue se multiplicando e se fixando de preferência no coração. A infecção não é transmitida através da saliva nem pelo contato sexual.

Doença de Chagas: O Que É, Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Sintomas da Doença de Chagas

Na fase aguda da doença se apreciam:

  • Sensação de febre.
  • Desconforto. Aparecimento de ocorrência de linfadenopatia generalizada.

Ao desaparecer esta fase aguda, se produz um estado latente (fase crônica) com o aparecimento de lesões no coração e no sistema gastrintestinal. 95% das pessoas infectadas não apresentam sintomas da fase aguda e descobrem acidentalmente.

Em alguns casos, a infecção se manifesta com de inchaço do olho, e em outros começa com um estado gripal com os seguintes sintomas:

  • Dores de cabeça.
  • Dores musculares.
  • Inapetência. Inflamação indolor dos gânglios.

Leia também: "Remédios Caseiros Para Parasitas Intestinais ou Lombrigas".

Diagnóstico Para Doença de Chagas

A doença de Chagas pode ser detectada mediante uma análise de sangue. Em diversos países latino-americanos, as análises para detecção da doença de Chagas em bancos de sangue ou em exames pré-cirúrgicos são rotineiras. 5% dos infectados têm os sintomas clássicos (período agudo): febre por mais de 40 dias ou chagomas.

Esta minoria pode ser diagnosticada rapidamente e mediante tratamento conseguir a cura do mal.

Tratamento Para Doença de Chagas

Para o tratamento da doença se utiliza benznidazol e nifurtimox. Recentemente está sendo usado Bis-triazol com uma taxa de cura de 70% a 90%, matando o parasita e detendo a destruição celular e a inflamação que a produz o Tripanosoma.

Evolução: A doença de Chagas pode se apresentar, portanto, de várias maneiras. A gama varia desde a infecção aguda até a doença crônica. Apenas 10% a 15% se convertem em doença crônica, podendo apresentar as seguintes complicações a partir de 20 a 30 anos após o momento da infecção.

Doenças cardíacas: o ponto mais vulnerável é o coração (miocardite de Chagas), que pode levar à morte.

Condições no trato digestivo: se produz uma enorme dilatação do esôfago e do intestino grosso, o que se conhece pelos nomes "megaesôfago" e "megacólon", respectivamente.

Condições sobre o sistema nervoso: o parasita também exerce seu efeito destrutivo, produzindo meningite e meningoencefalites, mortais ou que deixam graves sequelas.