Estes São Os Alimentos Sem Glúten Para Celíacos Mais Saudáveis

Os alimentos sem glúten para celíacos são cada vez mais comuns nos comércios e restaurantes, mas é preciso prestar atenção a composição dos mesmos para evitar qualquer dano ao nosso organismo. Nós te contamos quais são os mais saudáveis e aqueles que devem ser evitados. Muitos deles te surpreenderão, não perca de vista o que nós compartilhamos nas próximas linhas.

A doença celíaca afeta o sistema imunológico, de maneira que as pessoas que a sofrem não podem consumir glúten, pois esta substância danifica o seu intestino delgado.

Por isso, é preciso apostar por alimentos sem glúten, já que os demais produtos podem resultar em incômodos sintomas, como diarreia, dor abdominal e inclusive afetar em seu estado ânimo. Trata-se de uma patologia genética que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

O Que é Glúten?

O glúten é uma glicoproteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada, que também faz parte de alguns medicamentos e suplementos vitamínicos. Atua como elemento ligante, unindo os ingredientes em muitos produtos alimentares (especialmente produtos de confeitaria) e fornecendo uma consistência elástica para as massas. Isto é possível graças às suas propriedades emulsionantes e gelificantes.

Estes São os Alimentos Sem Glúten Para Celíacos Mais Saudáveis

Lista de Alimentos Mais Saudáveis Sem Glúten

Embora ainda exista um longo caminho a percorrer neste sentido, o fato é que as grandes redes de supermercados cada vez mais incluem produtos adequados para os celíacos em seus catálogos. Na seguinte lista temos os principais alimentos sem glúten:

  • Leite sem sabor e derivados lácteos: manteiga, queijo curado, margarina, creme de leite, iogurte, coalhada, etc.
  • Carne e salsichas.
  • Peixe fresco e congelado sem enlatar e marisco em conserva em óleo ou ao natural.
  • Ovos.
  • Verduras, hortaliças e legumes.
  • Frutas.
  • Mel.
  • Azeite, pimenta, vinagre e sal.
  • Soja.
  • Vinhos e bebidas carbonatadas (com gás).
  • Frutos secos crus.
  • Leveduras sem glúten.
  • Arroz, milho, tapioca e seus derivados.
  • Café e chá não instantâneos e infusões.

No entanto, é importante ler com atenção a embalagem para garantir que não existe glúten adicionado.

Leia também: "Como Identificar os Alimentos Sem Glúten".

Alimentos Que Contêm Glúten e Você Deve Evitar

Os produtos que nomeamos a seguir, devem ser evitados por qualquer pessoa com doença celíaca ou qualquer tipo de intolerância a esta substância.

  • Pão, farinha, trigo, cevada, centeio e aveia.
  • Massas.
  • Produtos de pastelaria e confeitaria.
  • Wafers.
  • Figos secos.
  • Bebidas destiladas ou fermentadas, como cerveja.
  • Milkshakes.
  • Macarrão de sopa.
  • Chocolate.

Por outro lado, existem alimentos que não contêm glúten, por natureza, mas aos quais é possível adicionar durante o processo de preparação para a sua comercialização. Estes são as salsichas, patês, queijos, latas de conservas, molhos e condimentos, doces, sucedâneos de café, cacau e chocolate, corantes alimentícios, sorvete e frutos secos.

O Glúten Engorda?

Existe uma falsa crença muito estendida de que os alimentos sem glúten têm menos calorias, até o ponto em que celebridades como Lady Gaga e Gwyneth Paltrow adotaram uma dieta livre desta substância para se manterem em forma.

Mas a verdade, é que o glúten em si, não engorda, mas a maioria dos alimentos elaborados com ele, como bolos, biscoitos e tortas. Realmente, para perder peso não existe porque suprimir totalmente o glúten da nossa dieta, mas consumir de preferência alimentos de baixa caloria.

Esperamos que esta informação sobre os alimentos sem glúten tenha sido útil. Se você conhece mais alimentos ou é celíaco e quer nos contar os problemas que tem no momento de encontrar este tipo de alimento não se esqueça de nos deixar o seu comentário.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira Mais Sobre Esse Assuto