Exercícios Para Aliviar A Asma

A asma é uma doença própria do sistema respiratório, que produz uma inflamação crônica das vias respiratórias. A raiz do transtorno é complexa e envolve obstrução intermitente das vias aéreas, inflamação e hiper-reatividade das mesmas. Hoje sugerimos alguns exercícios para aliviar a asma em nosso site de saúde.

Quando o indivíduo sofre um ataque de asma os músculos ao redor das suas vias respiratórias se colocam em tensão e o revestimento dos tubos incha, com isso o ar que poderia passar em estado normal se reduz.

Como Tratar a Asma

Os tratamentos para a asma que existem tem por objetivo final controlar a inflamação, ajudar os doentes para que possam levar uma vida tão normal quanto possível e evitar que os afetem as substâncias que desencadeiam os ataques. Hoje em dia podemos encontrar dois tipos de medicamentos para tratar a asma:

Exercícios Para Aliviar a Asma
  • De Controle: sua utilização prolonga no tempo e são úteis para aqueles que sofrem uma asma moderada ou grave. Para que façam efeito temos que tomá-lo que tomá-lo todos os dias, inclusive se não sofremos nenhum ataque.
  • De Alívio: também se conhecem como medicações de resgate, já que se consomem quando estamos no meio de um ataque. Ou seja, quando estamos tendo problemas para respirar, tossimos excessivamente, engasgamos, etc. Às vezes, também é recomendado seu uso antes de realizar alguma atividade esportiva, de forma a prevenir estes sintomas.

Leia também: "Como Controlar a Asma".

Quais Exercícios São Mais Saudáveis Para Aliviar a Asma?

Então... É bom que um asmático faça exercícios? Desde já, para qualquer pessoa é saudável praticar esporte, embora um asmático deva levar em conta que existem alguns exercícios melhores que outros no que se refere a sua doença. Isso ocorre porque cada um precisa de uma quantidade diferente de oxigênio e, quanto menos é exigido será melhor para a pessoa que sofre. Vamos ver que tipo de exercícios e esportes são mais benéficos e seguros para um asmático.

Natação: O ambiente úmido e quente das piscinas é ideal para evitar os sintomas de crise respiratória. Podemos exercitar nossos pulmões e entrar em forma.

Yoga: O fato de é praticado em espaços fechados favorece que não se produzam ataques. Você conseguirá relaxar seu corpo e respirar relaxadamente. Também, poderá aprender a dominar seu corpo quando se produz uma crise.

Caminhar: Meia hora por dia será perfeita para uma caminhada para manter a linha, no entanto, não faça grandes esforços. A chave é não forçar. Se você acha que é necessário use uma máscara para evitar que fatores externos arruínem sua caminhada.

Ciclismo: Embora sinalizemos como uma atividade boa, devemos deixar claro que um asmático não deve desenvolvê-la durante muito tempo nem com dureza, só se colherá frutos praticando ciclismo durante curtos períodos. Tal como no caso anterior, considere a necessidade de utilizar uma máscara.

Pesos: devemos pensar em sessões adequadas ao diagnóstico de cada um. Exercitando-se três vezes por semana em dias alternados será suficiente. Quanto à rotina a seguir, o ideal é fazer exercícios muito variáveis e em geral de ação local, ou seja, que se concentrem em determinados músculos.

Voleibol: O melhor desta disciplina é que é um exercício que combina momentos de máximo fornecimento de energia com outros mais tranquilos que requerem menos atividade, o que é perfeito para os asmáticos.

Golfe: É um esporte tranquilo, que não exige ultrapassar os limites físicos, com isso se torna o líder dos asmáticos.

Karatê: É um esporte que adiciona dois fatores muito benéficos. Em primeiro lugar, se realiza em espaços interiores, o que nos afasta de fatores externos negativos. E em segundo lugar, combina momentos de grande esforço com outros de menor.

Balé: Como no caso anterior, é praticado no interior e não requer uma energia prolongada ao longo do tempo. Além disso, neste esporte se presta especial atenção aos alongamentos, o que o torna ainda mais apropriado.

Esgrima: Mais uma vez nos encontramos com um esporte interior que não está sujeito a grandes esforços, mas requer certa intensidade de forma intermitente.

O que você acha destes exercícios para aliviar a asma? Já os praticou? Como foi a experiência?

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