Como todos nós sabemos, a doença de Alzheimer é uma doença que produz uma alteração neurodegenerativa primária e que costuma aparecer na velhice. O exercício aeróbico pode nos ajudar a prevenir esta doença.

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As pessoas afetadas por este transtorno experimentam mudanças no tecido de algumas partes do seu cérebro, assim como uma perda progressiva da acetilcolina. Esta substância é vital para o correto funcionamento do cérebro e está associada com as habilidades de aprendizagem, pensamento e memória.

O primeiro sintoma da doença de Alzheimer é a perda de memória. No começo é imperceptível, mas gradualmente se torna mais evidente, até que se chega ao ponto onde o indivíduo é incapaz de realizar tarefas diárias.

Prevenir o Alzheimer Com Exercícios Aeróbicos

Existem estudos que afirmam que a alimentação e o exercício são essenciais para manter o cérebro jovem e em forma. Na verdade, o exercício como prevenção da doença de Alzheimer é o assunto que vamos tratar aqui.

Exercício Aeróbico Para Prevenir a Doença de Alzheimer:

O Laboratório de Jackson, no Maine, Estados Unidos, conseguiu provar essa afirmação. Observaram que as alterações que ocorrem no tecido cerebral de ratos velhos podem ser atenuadas, fazendo com que os animais corram com certa regularidade. Embora a velhice seja o risco chave para sofrer doença de Alzheimer também tem uma ligação direta com o fornecimento de sangue para o cérebro.

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Levando isso em conta, os pesquisadores estudaram as mudanças nos cérebros de ratos idosos e jovens. Para explicar a prática esportiva em longo prazo, foi fornecido aos animais de meia-idade rodas de correr e seus cérebros analisados, uma vez que atingiram uma idade avançada, que é quando o risco da doença de Alzheimer é maior. Os animais que não tiveram acesso ao exercício apresentaram sintomas de perda cognitiva, enquanto que aqueles que sim realizaram conseguiram melhores resultados nos testes de memória e aprendizagem.

É por isso que se recomenda a prática de exercício, mas não quando já se tem idade, nem quando se encontra na meia-idade. A aeróbica tradicional pode ser uma boa escolha. No entanto, às vezes você não dispõe do tempo nem do poder aquisitivo necessário para se inscrever nas aulas de aeróbica.
A solução está em sair para uma caminhada ou correr e estabelecer uma rotina para isso. As caminhadas não devem ser como um passeio precisam ter alguma intensidade e ir acompanhada do balanço dos braços semiflexionados.

No mínimo devemos caminhar ou correr, durante vinte minutos. Aos poucos, podemos ir adicionando mais tempo, conforme o nosso corpo vai se adaptando a este novo hábito. A frequência ideal para fazer exercícios é pelo menos duas vezes por semana e no máximo quatro. Sim, sempre alternando os dias.

O que você acha dos benefícios do exercício aeróbio para prevenir a doença de Alzheimer?

Para mais informações sobre a prevenção da doença de Alzheimer, recomendamos a leitura do artigo "Alimentos Para Prevenir a Doença de Alzheimer".