A fibromialgia, também chamada de fibrosite, é uma condição que afeta entre 1% e 3% da população, sendo mais frequente entre as mulheres mais velhas.

É caracterizada por uma dor generalizada, não relacionada com as articulações, que afeta especialmente os músculos e os tecidos conjuntivos chamados fascios.

Em muitas pessoas, a fibromialgia é a única condição enquanto que em outras se desenvolve como resultado de outra doença reumática, como artrite reumatoide, osteoartrite ou lúpus. Pode desaparecer sozinha, apresentar-se em períodos de estresse ou se tornar crônica.

Embora se desconheça a causa da fibromialgia, existem estudos que indicam uma possível relação entre fibromialgia e transtornos do sono. Outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e perpetuação desta doença é o estresse.

Os sintomas da fibromialgia são:

  • Dor muscular e rigidez nas costas, cabeça, coxas, abdômen e quadris.
  • Sensibilidade muscular na base do crânio, pescoço e ombros.
  • Fadiga.
  • Irregularidade intestinal (síndrome do cólon irritável).
  • Dor de cabeça.
  • Ansiedade.
  • Dificuldade de concentração.

Leia também: “O Exercício Alivia os Sintomas da Fibromialgia“.

Remédios Caseiros Para Fibromialgia

Remédios Caseiros Para Fibromialgia:

  • Ferva, durante 3 minutos, 1 colher de sopa de erva de São João em uma xícara de água. Retire do fogo, deixe esfriar e coe. Tome 1 xícara por dia.
  • Misture 2 colheres de chá de harpagófito e outras 2 de unha de gato em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Em seguida, coe e beba uma xícara por dia.
  • Despeje duas colheres de sopa de camomila ou de valeriana em uma xícara de água que está fervendo. Tampe, deixe esfriar e coe. Tome uma xícara antes de dormir, o que ajudará a conseguir o relaxamento e para conciliar um sono profundo.
  • Aplique, compressas quentes, nas áreas sensíveis a dor.
  • Tome banhos de água quente pouco antes de dormir. Com isso, você conseguirá tanto a melhor conciliação do sono como mitigar, devido ao calor, a dor da fibromialgia.
  • Fazer exercício na água quente. Para isso, o ideal é que a piscina tenha a água na temperatura do corpo, ou seja, entre 32°C e 37,5°C.

Recomendações:

• Procure o médico para confirmar o diagnóstico de fibromialgia e, assim, descartar outras doenças que causam sintomas semelhantes, como a síndrome da fadiga crônica.

• Pratique Qigong, um antigo sistema chinês de meditação cujos exercícios de respiração e movimentos lentos, podem beneficiar, de acordo com estudos, as pessoas com fibromialgia. Pratique técnicas de relaxamento para reduzir a ansiedade.

• Realize habitualmente exercício, como caminhada, natação e aeróbica moderada, já que tonifica os músculos e melhora a condição física, a circulação e desencadeia a liberação de endorfinas (hormônios que produzem bem-estar). Para isso, comece lentamente e estabeleça metas realistas.

• Você pode experimentar fazer uma caminhada de cinco minutos, com passos rápidos, em seguida, aumentar gradualmente o tempo e a intensidade até chegar a caminhar 20 minutos em um ritmo rápido, três vezes por semana.

• Receba massagens, já que ajuda a elevar os níveis de serotonina, o analgésico natural do corpo, no cérebro. Neste sentido, considera-se a massagem sueca, praticado duas vezes por semana, como o ideal, porque, de acordo com a pesquisa, as pessoas após o tratamento, têm menos dor, rigidez, depressão, insônia e fadiga depois de cinco semanas. Aplique acupuntura para reduzir a dor em pontos sensíveis.

• Consuma suplementos de coenzima Q10 porque, aparentemente, em uma alta proporção de pessoas com fibromialgia há uma falta desta enzima, que a célula utiliza para fazer energia. Por isso, seu consumo diário é recomendado.

• Realize um monólogo interno positivo. É importante que a pessoa que sofre de fibromialgia saiba e constantemente repita que é uma doença benigna e que não deformará nem incapacitará. O pensamento positivo (acreditar que se sentirá melhor) aumenta a probabilidade de que assim seja, de acordo com os estudos.