A medicina moderna sabe que existe uma relação entre as úlceras e a presença no estômago ou duodeno da bactéria Helicobacter pylori. É importante observar que aproximadamente 85% das pessoas infectadas pela bactéria Helicobacter pylori não apresentam quaisquer sintomas.

No entanto, se sua exposição se estende por um período de tempo prolongado, pode aumentar as possibilidades de desenvolver câncer de estômago. Uma pessoa com Helicobacter pylori pode ter sintomas como náuseas, distensão abdominal, vômitos, arrotos, dor de estômago, ou gastrite.

Embora esta bactéria requeira de tratamento médico, este pode ser complementado com remédios caseiros, como os listados abaixo.

Remédios Caseiros Para Helicobacter Pylori ou H. Pylori

Leia também: "Bactéria Helicobacter Pylori: O Que É, Sintomas e Tratamento".

Remédios Caseiros Para H. Pylori:

  • Ferva em uma xícara de água 1 colher de chá de raiz de gengibre em pó durante 5 minutos. Cubra e deixe descansar por 5 minutos. Tome 3 vezes por dia.
  • Dilua em um copo de água 15 gotas de própolis. Beba um copo todos os dias durante uma semana, descanse outra e retome o remédio, assim sucessivamente.
  • Consuma diariamente o suco de mirtilo: um dos remédios mais populares para qualquer infecção do trato gastrointestinal ou urinário. Isto se deve a elevada concentração de compostos anti-bacterianos que se encontram na própria fruta. Este suco tem um efeito anti-adesivo destas bactérias, por isso é difícil para elas colonizarem o estômago, e, por sua vez, este suco promove a sua eliminação através da excreção normal e micção.
  • Consuma 2 xícaras de chá verde por dia, já que tem efeitos antibacterianos e de estimulação do sistema imunológico.
  • Consuma um copo de vinho tinto por dia. As uvas são bem conhecidas por seu alto teor antioxidante, assim como de polifenóis, o que pode aumentar as atividades antibacterianas e facilitar a eliminação da bactéria Helicobacter pylori.
  • Despeje 1 colher de sopa de folhas secas de erva-cidreira em uma xícara de água e ferva durante 5 minutos. Retire do fogo e cubra. Coe e tome 2 vezes por dia.
  • Coloque em um liquidificador uma cabeça de brócolis, previamente lavada, e bata junto com um pouco de água durante alguns segundos. Tome uma vez ao dia.
  • Despeje 1 colher de sopa de vinagre de maçã em uma xícara de água. Tome 2 vezes ao dia, sendo a primeira em jejum. Este remédio tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antissépticas e tem sido comprovada sua eficácia para combater esta bactéria.
  • Tomar 1 colher de sopa de óleo de pinhão todos os dias tem sido utilizado durante milhares de anos em algumas culturas para tratar indigestão, úlceras estomacais e inflamação e o câncer. Principalmente popularizado na Rússia e na Sibéria, este óleo concentrado antibacteriano é eficaz para frear a propagação desta bactéria e minimizar os sintomas.
  • Consumir cravo. Neste sentido, uma equipe internacional de pesquisadores indianos percebeu que o tratamento médico convencional para eliminar esta bactéria tem eficácia limitada: 80% a 90%, e que H. pylori estava desenvolvendo uma crescente resistência a vários antibióticos. Devido ao fato de que o eugenol, presente no cravo, havia demonstrado ser eficaz como inibidor do crescimento de muitas bactérias patogênicas, incluindo E. coli (intoxicação alimentar), Staphylococcus (infecção por estafilococos), Proteus (infecções da bexiga), Enterobacter (infecções intra-hospitalares) e Pseudomonas (infecções do trato urinário), decidiram experimentá-lo também contra H. pylori e observaram que o eugenol conseguia deter o crescimento de 30 estirpes desta bactéria 25 vezes mais rápido do que a amoxicilina, um antibiótico comum. Também observaram que a bactéria não desenvolveu resistência alguma ao eugenol.

Recomendações: Evite o café e o tabaco. Evite os alimentos gordurosos e coma em pequenas quantidades com certa frequência (isto é melhor do que comer em grande quantidade com pouca frequência). Nunca é bom encher demais o estômago.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.