Chikungunya é uma doença viral (vírus ARN do gênero alfa vírus da família Togaviridae) transmitida pelos mosquitos infectados (fêmeas) de Aedes albopictus e Aedes aegypti.

Foi registrada, pela primeira vez, no sul da Tanzânia no ano de 1.952. O termo "Chikungunya" é originário do dialeto Kimakonde que significa "dobrar", fazendo alusão à aparência encurvada que adquirem as pessoas afetadas devido às dores nas articulações. Os sintomas começam a aparecer 3-7 dias após a picada do mosquito.

Os sintomas do vírus Chikungunya são:

  • Febre.
  • Dor nas articulações.
  • Inflamação das articulações.
  • Dor de cabeça.
  • Dor muscular.
  • Erupções cutâneas.
  • Náuseas e/ou vômitos.
  • Fadiga.
Remédios Caseiros para o Vírus Chikungunya

Não existe uma cura para esta doença e, por este motivo, os tratamentos médicos e remédios naturais servem para aliviar os sintomas, antes descritos, para acelerar a sua recuperação e reduzir, em grande medida, a intensidade dos efeitos secundários.

Leia também: "Remédios Caseiros para o Vírus Zika".

Remédios Caseiros para Aliviar os Sintomas do Vírus Chikungunya:

  • Lave 7-8 folhas de mamão e retire o talo longo e a nervura central. Pique as folhas e misture com um pouco de água para obter uma pasta líquida. Coe este líquido e descarte a polpa. Tome 2 colheres de sopa deste suco de três em três horas durante uma semana. Se você não conseguir encontrar as folhas de mamão frescas, a tintura da folha de mamão está disponível no mercado e pode ser utilizada. É importante observar que em infecções tanto de Chikungunya, como de dengue, a contagem de plaquetas tende a cair drasticamente. A ingestão de folhas de mamão demonstrou elevar estes números, ajudando, assim, o corpo se recuperar da infecção.
  • Descasque e pique o alho. Moa com um pouco de água até obter uma pasta. Aplique esta sobre as articulações afetadas e deixe agir durante algumas horas. Realize este remédio duas vezes por dia. O alho é usado, muitas vezes, para aliviar a dor nas articulações. Quando aplicado externamente, alivia a dor e a inflamação e também melhora a circulação.
  • Despeje ½ colher de chá de pó de cúrcuma em 1 copo de leite morno e misture bem para que não fiquem grumos. Tome esta preparação enquanto ainda está quente. Beba um copo pela manhã e um antes de dormir. Este remédio tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas de Chikungunya.
  • Misture 3 colheres de sopa de pimenta caiena em 1 xícara de azeite de oliva ou de jojoba e aqueça em banho-maria durante 5-10 minutos. Depois disso, despeje ½ xícara de cera de abelhas ralada e mexa continuamente até que tenha derretido e misture bem. Retire do fogo e deixe esfriar a mistura por 10 minutos. Mexa continuamente para assegurar que todos os ingredientes se integrem bem. Esfrie por mais 10 minutos e, em seguida, aplique sobre as articulações afetadas. Você pode armazenar esta pasta em um recipiente hermético durante 1-2 semanas. Aplique pelo tempo que for necessário. Este remédio ajuda a combater a inflamação e a dor que gera essa condição.

Leia também: "Vírus do Ebola: O Que Você Deve Saber".

  • Aqueça ligeiramente 2 colheres de sopa de óleo de rícino e adicione uma pitada de canela em pó. Misture bem e massageie as articulações afetadas suavemente durante alguns minutos. Aplique o óleo duas ou três vezes por dia. É necessário observar que as propriedades anti-inflamatórias do óleo de rícino são muito eficazes, especialmente quando se utiliza para aliviar a dor nas articulações causada pelo vírus Chikungunya. A canela também tem propriedades anti-inflamatórias e contribui, junto com o óleo de rícino, para reduzir a dor nas articulações.
  • Ferva 10 folhas de manjericão em ½ litro de água até reduzir pela metade. Coe a decocção. Tome ao longo do dia durante uma semana. Estas folhas reduzem a febre e aumentam a imunidade do corpo. Sua ampla gama de atividade antimicrobiana garantirá o processo de recuperação.
  • Lave uma manga verde grande e corte-a (com casca e sementes) em 3 pedaços. Adicione 3 paus de canela e ferva em ½ litro de água por 10 minutos. Coe, deixe esfriar e guarde na geladeira. Beba a cada 2 horas quando estiver com sede.
  • Tome 4 copos de água de coco durante o dia. Repita isso durante alguns dias. Este remédio permite desintoxicar de forma adequada o fígado. Seu teor de manganês ajuda a reduzir a dor articular, já que atua como um agente anti-inflamatório.
  • Consuma infusão de gengibre diariamente, já que ajuda a aliviar a inflamação. O gengibre contém analgésicos naturais que imitam os fármacos anti-inflamatórios não esteroides.

Leia também: "Os 10 Vírus Mais Perigosos do Mundo".

Recomendações: Manter o organismo hidratado, já que esta doença faz com que perca muitos líquidos. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, pimentão, repolho, abacaxi, brócolis, mamão, etc., já que ajuda a combater infecções.

Consumir cenouras cruas (bem lavadas) melhora a resposta imunológica do corpo e também ajudar a proteger contra dores e dores nas articulações. Consumir ácidos graxos ômega-3 que se encontram nos peixes, amêndoas, nozes, etc., são anti-inflamatórios por natureza. Evite fumar e beber álcool.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.