As mãos se encontram entre as áreas do corpo mais afetadas pela osteoartrite. Embora esta doença das articulações, por vezes possa limitar a sua capacidade de se mover, uma forma de combater o desconforto que gera é, justamente, movimentá-las. Tome nota destes simples exercícios para as mãos, para que você possa mantê-las ativas.

A osteoartrite é uma doença das articulações que afeta a cartilagem, esse tecido escorregadio que cobre as extremidades dos ossos e que lhes permite deslizar suavemente uns contra os outros e amortecer os choques que ocorrem com o movimento físico.

A osteoartrite pode ocorrer em qualquer articulação, mas se produz na maioria das vezes nas mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral. A camada superior da cartilagem se rompe e se desgasta, o que causa atrito e, consequentemente, a dor, e, de acordo com a gravidade, inflamação (inchaço), perda de movimento e até mesmo problemas para dormir. Inclusive com o tempo, a articulação pode perder o seu aspecto normal.

Suas Mãos também Precisam de Exercício: Nove Movimentos para Combater à Osteoartrite

Para combater esses incômodos, os médicos muitas vezes combinam vários tratamentos, de acordo com o estilo de vida e saúde de cada pessoa. Entre eles e dependendo das articulações afetadas, o exercício e o controle de peso podem ser extremamente importantes, assim como um bom descanso e o cuidado com as articulações.

Claro que, o médico também pode recomendar algum(s) medicamento(s) para controlar o desconforto e, em casos mais graves, talvez seja até necessária uma cirurgia. Mas antes de chegarmos a isso, você pode aprender técnicas e movimentos para controlar a dor sem medicação.

Por exemplo, para aliviar o desconforto em suas mãos se o seu médico confirmou que você tem osteoartrite - e isso inclui pulsos e dedos - comece aquecendo as suas mãos em água quente por alguns minutos. Isso te ajudará a reduzir a dor e permitirá ter mais flexibilidade no momento de fazer exercícios. Então, preste atenção aos seguintes movimentos que você deve praticar diariamente (isto é importante já que a chave do sucesso é a constância).

Leia também: "Osteoartrite – O Que É e Quais os Sintomas da Osteoartrite".

Dicas de Exercício para as Mãos para Evitar a Osteoartrite:

  • 1. Feche o punho com o dedo polegar sobre os demais e mantenha a mão assim por 30 a 60 segundos, então, estique os dedos até que você tenha a mão aberta. Repita o exercício pelo menos 4 vezes com cada mão.
  • 2. Apoie a mão sobre a mesa, em primeiro lugar relaxada e, em seguida, estique os dedos, tanto quanto possível, tentando fazer com que a palma esticada toque a superfície da mesa. Mantenha de 30 a 60 segundos e relaxe a mão. Repita o exercício pelo menos 4 vezes com cada mão. Outra opção deste exercício é começar com a mão fechada e, em seguida, abri-la. Você pode escolher o que você mais te agrada ou alterná-los para não fazer todos os dias o mesmo.
  • 3. Na mesma posição, com a palma da mão sobre a mesa e os dedos esticados, comece levantando o polegar e abaixando lentamente. Em seguida, faça o mesmo com cada dedo, e ao finalizar você pode levantar os cinco dedos juntos e lentamente abaixá-los. Repita este movimento 8-12 vezes com cada mão.
  • 4. Outra variante do exercício anterior é movimentar os dedos de forma horizontal (não vertical). Ou seja, com a mão estendida sobre a mesa e a palma para baixo, separe o polegar dos dedos e, em seguida, aproxime os outros dedos do polegar, um por um. Finalmente, volte a separá-los um por um para do polegar para voltar à posição inicial.
  • 5. Agora, apoie todo o antebraço sobre a mão e, em seguida, comece a girar a palma sem mover o braço, primeiro para cima e depois para baixo. Repita este movimento pelo menos 4 vezes com cada mão.
  • 6. Mantenha sua mão com a palma voltada para si e feche os dedos tentando tocar à base dos mesmos com suas unhas. Mantenha essa posição por 30 a 60 segundos e estique novamente. Repita o exercício pelo menos 4 vezes com cada mão.
  • 7. Na mesma posição, com a palma da mão voltada para você, estique o dedo polegar tanto quanto possível, afastando dos outros dedos, e, em seguida, feche-o com a intenção de tocar a base do dedo mínimo. Mantenha a posição por 30 a 60 segundos e repita o movimento, pelo menos 4 vezes com cada mão.
  • 8. Continue com a palma da mão voltada para você. Agora, o desafio é tocar a ponta de cada dedo com o polegar formando um. Comece com o indicador e continue até o mindinho, mas devagar! Você deve manter 30 a 60 segundos para formar um O com cada dedo. Como nos casos anteriores, repita o movimento, pelo menos 4 vezes com cada mão.
  • 9. A bolinha. Um exercício bem conhecido para manter a mobilidade das mãos é pressionar uma bola ou esponja e depois soltar. Isso pode ser muito bom, mas é preciso ter certos cuidados. Em princípio, se o seu dedo polegar está lesionado, não é conveniente fazê-lo. Se não, lembre-se de repetir o exercício 10 a 15 vezes com cada mão, mas, em seguida, descansar por 48 horas antes de voltar a fazê-lo.

    Finalmente, para relaxar as mãos, coloque-as uma contra a outra pressionando suavemente entre si. Em seguida, deixe de apertar, mas manter as mãos unidas e levante os cotovelos até sentir que se estica a parte inferior do braço. Segure esta leve tensão enquanto você conta até seis e repete o mesmo, mas mantendo apenas os dedos uns contra os outros. Quando terminar, se desejar, você também pode aplicar água quente sobre as articulações para aliviar o desconforto.

Você não gosta dos exercícios, te aborrecem ou você se esquece como fazê-los? Pois, isso não é motivo para deixar os dedos quietos. Vamos te contar um segredo que não é difícil de lembrar: brincar com massinha, como aquelas usadas ​​pelas crianças na família, talvez por seus próprios netos, também ajuda a movimentar e fortalecer suas mãos, não é necessário lembrar-se de nenhum movimento específico, apenas se deixar levar pela sua criatividade. O que você está esperando? Vamos, coloque mãos a obra para trabalhar esta dor!