A doença cardiovascular inclui uma infinidade de doenças relacionadas ao mau funcionamento do coração ou dos vasos que o alimentam.
É uma das principais causas de morte no mundo, especialmente entre os diabéticos. A doença cardíaca afeta homens e mulheres, embora as mulheres sejam afetadas com mais idade. As doenças cardiovasculares mais comuns são: angina de peito e infarto do miocárdio.
Angina: A Falta de Sangue Oxigenado Para o Coração<
O termo "angina" significa do grego "estrangular" e ocorre quando há uma falta de sangue oxigenado para o coração, causando uma crise de dor que é sentida na região do peito. Esta condição ocorre durante o exercício e desaparece em poucos minutos com repouso, sem sequelas.
Infarto do Miocárdio
Um ataque cardíaco é uma das crises mais violentas, como a angina de peito. A falta de oxigênio causa necroses, destrói parte do músculo cardíaco, que é substituído por tecido cicatricial, o que afeta a capacidade do coração de contrair e bombear uma quantidade normal de sangue.
A idade em que você pode sentir um primeiro ataque de angina de peito ou infarto do miocárdio depende de vários fatores, como hereditário, assim como o estilo de vida: dieta, atividade física, fumo, depressão, álcool e estresse.
Os sintomas podem se apresentar de uma forma súbita e intensa, mas normalmente há manifestações nas primeiras horas, que se ampliam com o passar do tempo. Então será necessário contatar os serviços de emergência.
Sintomas da Angina de Peito
- Náuseas e vômitos.
- Falta de ar.
- Sudorese fria e pele fria e úmida.
Sintomas do Infarto do Miocárdio
As manifestações assemelham-se às da angina de peito, mas são mais acentuadas e frequentemente dura mais do que 20 minutos. Nos idosos e pessoas com diabetes, o ataque cardíaco pode passar despercebido.