A síndrome da fadiga crônica é um transtorno debilitante caracterizado por um extremo cansaço, que não está ligado a uma causa específica e que não pode ser curado com o sono. Além disso, as atividades mentais e físicas podem piorar seus sintomas.

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Causas da Fadiga Crônica

Às vezes, a fadiga crônica se desenvolve após uma infecção viral e os vírus que estão relacionados incluem: herpes, rubéola, febre do Rio Ross - uma doença tropical transmitida pelo mosquito-borne, vírus do Epstein-Barr, Candida albicans – infecções por fungos - retrovírus humano, e micoplasma a causa da pneumonia atípica.

Além disso, a hipotensão, a deterioração imunológica e os problemas hormonais poderiam ser fatores contribuintes para o aparecimento da fadiga crônica.

Tudo Sobre a Síndrome da Fadiga Crônica

Sintomas da Fadiga Crônica

Embora os sintomas de fadiga crônica variem em cada paciente e se baseiem na severidade da condição, o mais comum é a fadiga que resulta grave o suficiente para interferir com as atividades diárias, e também deve durar, pelo menos, seis meses e não se cura com repouso na cama.

Após a realização de atividades físicas e mentais, é possível experimentar a doença ou fadiga extrema, que pode durar mais de 24 horas após a sua realização.

Também existem outros sintomas, como os seguintes:

  • Sensação de cansaço, inclusive depois de dormir.
  • Dor de garganta.
  • Gânglios linfáticos sensíveis no pescoço e nas axilas.
  • Perda de memória e da concentração.
  • Dor muscular e dor de cabeça.
  • Dor múltipla nas articulações, inclusive inchaço das mesmas.
  • Dor de garganta frequente.

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Como Tratar a Síndrome da Fadiga Crônica

Não existe um tratamento específico para a fadiga crônica, por isso o tratamento varia de paciente para paciente, mas em regras gerais, resultam adequadas as seguintes orientações:

  • É muito importante modificar o estilo de vida para reduzir os sintomas.
  • Eliminar o consumo de cafeína, que ajudará a dormir melhor e aliviar a insônia.
  • Evite cochilar durante o dia.
  • Limitar ou eliminar o consumo de nicotina e álcool.
  • Criar uma rotina de sono, estabelecendo uma hora de dormir e outra para levantar.
  • Leve o seu tempo durante a execução das atividades.
  • Evite o estresse emocional e físico.
  • Tente encontrar tempo durante o dia para tentar relaxar.
  • Procure aconselhamento psicológico para tratar a síndrome da fadiga crônica e melhorar a sua forma de pensar.
  • Realize fisioterapia, com uma rotina de exercícios, que se conhecem como terapia de exercícios graduais.
  • A medicina alternativa pode te ajudar mediante técnicas como a acupuntura, yoga, tai chi e massagens, que podem aliviar a dor associada à fadiga crônica.
  • Em último caso, a fadiga crônica pode desencadear certas doenças ou condições, como depressão, insônia, dor nas articulações, e pode ser preciso que o médico prescreva certos medicamentos, como antidepressivos, medicamentos para dormir ou para a dor, mas em qualquer caso será ele quem avaliará o seu caso.

Para mais informações, sugerimos a leitura do nosso artigo "Síndrome da Fadiga Crônica: O Que É e Quais Os Seus Sintomas".

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