Você gosta de comer saladas? Então já deve conhecer a de chicória. Embora seja um vegetal que se costuma consumir muitas vezes em saladas, em muitos casos, geralmente se desconhece seu grande valor nutritivo e benefícios medicinais que contém. Descubra como pode te ajudar a perder peso, lendo este artigo. Não perca!

A Cichorium intybus, como se chama botanicamente a chicória, é uma planta que cresce de forma silvestre em diferentes partes do mundo, mas é nativa da Europa. Seu nome varia dependendo da região onde se encontra, por isso, talvez você conheça como escarola.

Desde os tempos antigos, tem sido reconhecido o elevado valor nutritivo que tem esta planta e as propriedades e benefícios medicinais que possui. Por esta razão, tanto suas folhas, os brotos novos como as raízes foram consumidos como alimento comum da dieta diária e como remédio natural para tratar muitas doenças diferentes, especialmente para emagrecer.

3 Remédios Caseiros Com Chicória Para Queimar Gordura e Emagrecer

Aparentemente, seus benefícios terapêuticos estão intimamente ligados ao seu rico valor nutricional, já que é uma grande fonte de minerais como zinco, magnésio, manganês, cálcio, ferro e potássio. Também é rica em ácido fólico e vitamina A, B6, C, E, e K.

Você não sabe como consumir a chicória? Não se preocupe, tome nota das seguintes receitas.

Leia também: “Gengibre: Remédio de Gengibre para Emagrecer”.

Remédios Caseiros com Chicória Para Emagrecer:

Remédio 1 Consuma diariamente uma rica salada com brotos e folhas jovens de chicória. Outra opção para consumir este nutritivo vegetal é preparar batidos verdes com suas folhas e beber de preferência pela manhã e no meio da tarde para que atue o seu efeito saciante.

Remédio 2. Os brotos macios você pode cozinhar no vapor e, em seguida, polvilhá-los com azeite de oliva ou preparar um salteado de verduras, no qual inclua para acompanhar diferentes pratos de carnes.

Remédio 3. Quanto à raiz, você pode usá-la para preparar um chá para beber durante o dia. Outro dos usos mais comuns da raiz é tostá-la para preparar uma bebida sucedânea do café.

O consumo em excesso de chicória, não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando. Também devem prestar atenção as pessoas que sofrem de alergias a plantas como calêndula. Você quer conhecer como pode te ajudar a emagrecer? Continue lendo o artigo e descubra.

Leia também: “4 Passos para Perder 4 Quilos em Um Mês”.

Benefícios de Emagrecimento da Chicória:

Um dos componentes com maior presença neste vegetal é a oligofrutose e a inulina, duas formas naturais de fibra dietética.

Este rico teor de fibras pode ser de grande ajuda na perda de peso, já que atua regulando a grelina, um aminoácido intimamente relacionado com a saciedade e o controle do apetite.

Ao reduzir a quantidade de grelina no organismo, a chicória aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que você sinta uma menor necessidade de alimentos ricos em calorias e isso, claro, afeta diretamente em uma maior perda de peso.

Em um estudo publicado em julho de 1999 na revista científica Journal of Nutrition, demonstrou que a inulina e a oligofrutose também ajudam na prevenção e alívio da constipação e da inflamação intestinal. Este benefício vem da mão ao incentivo que produzem esses componentes na proliferação de bactérias benéficas para a degradação e o correto metabolismo dos alimentos.

Você já escolheu de que forma vai consumir a chicória?

para conhecer mais remédios caseiros com chicória, recomendamos também a leitura do nosso artigo "Chicória: Remédios Caseiros com Chicória".

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.