Uma das frutas que sempre deixa em dúvida quando consumida ou não dentro de uma dieta para emagrecer, é a banana. Sobre esta fruta existem alguns mitos e algumas verdades. Mas… A realidade, qual é? A banana engorda ou não?

A Banana Engorda ou Emagrece?

Entre as frutas banana é considerada uma fruta pertencente ao grupo B, porque contém um pouco mais de calorias do que frutas como maçã, laranja, abacaxi, melancia, melão, pera, etc.

Mas quanto existe de verdade nos mitos e verdades que assombram o consumo da banana em uma dieta para emagrecer. Perguntas chave, como: posso comer banana se estou de dieta? A banana engorda? São muito comuns.

Banana Para Emagrecer:

Em qualquer caso, se você tem alguns quilos a mais, com certeza se interessará em analisar esses mitos e verdades sobre a banana em uma dieta para perder peso.

Não tem tantas calorias. Na verdade, a banana contém 72 calorias por cada 100 gramas de alimento, portanto, pode ser incorporada em uma dieta para emagrecer.

É muito saciante. Além disso, pelos componentes que contêm proporciona um grande poder de saciedade, por isso vai tirar o seu apetite e você comerá menos, sem muito esforço.

Então, levando em conta estes dados seria possível dizer que é um mito que se não se pode consumir banana em uma dieta para emagrecer, mas, sim, é verdade que não se pode consumir em grande quantidade. Por exemplo, semanalmente podem ser consumidas 2 ou 3 bananas, deixando espaço para outras frutas que contêm menos calorias.

A Banana Engorda?

Também é importante observar que a banana contém potássio (mineral importante para manter o equilíbrio eletrolítico), fósforo, cálcio, complexo de vitamina B, um pouco de vitamina C e fibras. Por isso, é um alimento que pode fornecer muitos nutrientes essenciais para uma dieta para perder peso. Lembre-se que a melhor forma para emagrecer, é fazê-lo de forma equilibrada e sob supervisão médica.

Leia também: “Banana: Propriedades e Benefícios“.

Receitas Com Banana Baixas em Calorias:

Agora que você sabe que pode incluir bananas em sua dieta, talvez se interesse em conhecer algumas receitas baixas em calorias para preparar com ela. A seguir, você encontrará algumas das nossas favoritas.

Batido energético com café. Este delicioso batido é ideal para começar o dia com um bom café da manhã, que te ajudará a estar com forças desde as primeiras horas do dia e que evitará que você se jogue na geladeira na primeira oportunidade.

Ingredientes:

  • Uma banana
  • Meia xícara de café preto sem açúcar
  • Meia xícara de leite 0%
  • Uma colher de chá de aveia
  • Stevia ou algum adoçante sem calorias

Preparação: Descasque a banana e coloque no copo de um liquidificador. Adicione a aveia, o leite 0% de gordura e o café, que deve ser frio ou morno, mas não quente.

Processe a preparação até que fique um batido homogêneo e sem grumos. Agora, adoçado com stevia ou o seu adoçante sem calorias favorito.

Você terá esta bebida pronta para beber, ideal para começar o dia com as energias de todos os seus ingredientes e sendo um substituto rápido e perfeito do café da manhã.

Panquecas de aveia sem farinha. Sim, algumas deliciosas panquecas de banana e aveia! Não se surpreenda. Trata-se de uma receita baixa em calorias apta para a sua dieta para emagrecer, que não apenas vão te encantar, mas que também, te ajudará a perder peso, comendo algo muito rico, energético e saudável.

Ingredientes:

  • Uma xícara de aveia em flocos
  • Meia xícara de leite desnatado
  • Uma banana
  • Uma colher de chá de fermento em pó
  • Uma pitada de sal
  • Gotas de essência de baunilha
  • Quantidade necessária de spray vegetal

Preparação: Comece colocando a aveia em um processador de alimentos e triture atéque fique reduzida a pó, como uma farinha.

Enquanto isso, faça da banana (de preferência madura) um purê. E misturado com o ovo, o leite e a essência de baunilha. Integre bem.

Por outro lado, misture a aveia com o fermento em pó e a pitada de sal. Agora, junte as preparações secas e úmidas até que se integrem completamente.

Aqueça uma frigideira ou grelha em fogo alto e pulverize com spray vegetal. Retire uma parte da mistura e prepare as panquecas de aveia primeiro de um lado e depois do outro, até que estejam douradas, mas não queimadas. Você tinha dúvidas sobre como fazer panquecas de aveia? É muito mais fácil do que você pensava.

Sorvete light. Por último, você pode preparar um delicioso sorvete de banana baixo em calorias e com todo o sabor dessa fruta tão palatável. Você vai perder? Experimente! Temos certeza de que você vai gostar.

Ingredientes:

  • Quatro bananas congeladas
  • 100 gramas de queijo fresco 0% ou tofu
  • Stevia para adoçar
  • Mirtilos para decorar

Preparação: Coloque as quatro bananas previamente congeladas no copo de um liquidificador. Adicione o queijo branco ou tofu (de acordo com o seu gosto) e adoce com a stevia. Processo até que se forme uma pasta cremosa e leve novamente ao congelador, mexendo de vez em quando para que não perca consistência e se cristalize muito.

Finalmente, você apenas terá que desfrutar desta simples sobremesa. Sirva, se quiser, este sorvete de banana light com alguns mirtilos, os quais você pode processar e, em seguida, levar ao fogo para formar uma deliciosa calda.

Você inclui bananas em sua dieta para emagrecer?