A Dieta Atkins: Como Funciona?

No café da manhã uma omelete com presunto e queijo, no almoço uma carne assada ou um bom bife na grelha, e no jantar uma salada cesar. Acredite ou não, este pode ser o seu novo regime alimentar com a Dieta de Atkins, pioneira nas dietas baixas em carboidratos e conhecida em quase todo o mundo.

A popular Dieta de Atkins foi criada em 1972, pelo cardiologista Robert Atkins, que argumentou que o principal inimigo da saúde era a dieta rica em carboidratos, tão comum em quase todos os lares.

De acordo com Atkins, os carboidratos aumentam os níveis de insulina no corpo, fazendo com que aumentem os níveis de açúcar no sangue e as reservas de gordura no corpo. Isto provoca aumento de peso, obesidade, diabetes do tipo 2 e aumenta o risco de doença cardíaca.

A Dieta Atkins: Como Funciona?

Reduzir os carboidratos foi o principal motivo que deu origem à Dieta de Atkins, um regime focado em limitar o consumo de alimentos como: açúcar, farinha branca, arroz branco, batata, leite, a maioria das frutas, algumas verduras, e outros carboidratos refinados. Assim, se converteu em uma das primeiras dietas baixas em carboidratos (low-carb diets, em Inglês), nos Estados Unidos e atualmente uma das mais populares.

Mas, se não são os carboidratos, o que contém a dieta? Em vez de carboidratos, Atkins sugere se alimentar de proteínas e gorduras. Sim, todos esses alimentos que estão proibidos em outras dietas (como bacon, creme de queijo, gema de ovo, costelinha de porco, etc.) são permitidos na Dieta de Atkins. Pode parecer estranho e até incrível, mas existe toda uma teoria por trás dessa dieta.

Seu corpo queima tanto gorduras como carboidratos para obter energia, embora os carboidratos sejam queimados primeiro e as gorduras sejam reservadas para os momentos em que você não está comendo. Mas a teoria de Atkins diz que se você reduz os carboidratos em sua dieta, seu corpo entra em um estado de Cetose, que leva a queimar as reservas de gordura como seu principal combustível para obter energia. Quando você entra nesse estado de Cetose, o corpo tende a sentir menos fome e, portanto, tende a comer menos. Além disso, queima as reservas de gordura armazenadas no abdômen, quadris, pernas, braços.

Leia também: "Os Perigos da Dieta Atkins".

O Resultado: Você Perde Peso e Volume

Claro, nem tudo é tão fácil como se lê. A dieta de Atkins sim te permite muitas proteínas e gorduras, mas não todas, apenas as "boas" (como o azeite de oliva, por exemplo) e nas quantidades indicadas. Além disso, embora a dieta tenha demonstrado ser bem sucedida para muitas pessoas, existem muitas dúvidas sobre os seus efeitos em longo prazo, especificamente pelo alto consumo de gorduras e o baixo consumo de carboidratos que pode levar a deficiências nutricionais, entre outros problemas. Cabe dizer que a Associação Americana do Coração e Associação Americana de Diabetes consideram as dietas mais equilibradas como dietas mais saudáveis​.

Interessa-te a dieta de Atkins? Lembre-se que é uma dieta comercial, e não uma dieta feita para você. Portanto, é preciso experimentá-la primeiro e analisá-la com o seu médico, antes de mergulhar em cheio nela.

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